segunda-feira, 11 de junho de 2012

Atividades de tempos livres?!

Hoje em dia, quer para descanso dos pais, como para melhor organização das escolas/ATL, todo o tempo das nossas crianças é ocupado com atividades estruturadas. 


E poderão vocês perguntar: e isso é mau? 


Claro que dependerá das crianças e das atividades, e sabendo que a única experiência que tenho resume-se à educação dos meus filhos, devo dizer que para mim isso não é assim tão positivo. 


Comecei a refletir sobre o assunto quando li este artigo. Mais tarde li uma entrevista onde uma terapeuta ocupacional declarava que o problema da educação em Portugal era exatamente a não existência de tempo efetivamente livre para as crianças. 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Simplesmente... Savvy

Chamem-lhe minimalismo, simplicidade ou descomplicómetro, hoje em dia tudo o que passe por consumismo excessivo e desnecessário faz-me alergias.

Sim, é verdade que estamos em crise! E a toda a hora se houve dizer a miúdos e graúdos: "Não pode ser, porque estamos em crise!"

Mas e se não houvesse crise? Será que iríamos esbanjar o nosso dinheiro?

A crise trouxe-nos algo positivo, a consciência! Por isso toca a poupar, vamos fazer compras inteligentes e sustentáveis, vamos ver quais as alternativas low cost, mas não low quality, e sem vergonha! Porque a crise está na moda!

Simplesmente... Zen

Problema à vista!
Sem stress. Temos que enfrentar!

Mas como não ficar com um nervoso miudinho perante um problema?

Eu faço assim:

- Tem solução?

A - Sim. Ótimo. Vamos resolver

B - Não. Não há nada a fazer. Stressar não ajudará na sua resolução, pelo que vou-me conformar e medir as consequências da sua não resolução!


Conclusão: stressar não faz parte dá resolução do problema!

Simplesmente... Zen

Simplesmente... Delicioso

Este tema é delicado para mim porque eu simplesmente... não cozinho!

Mas gosto de comer e gosto de saborear um bom vinho, e normalmente não me perco!

Faz parte das minhas funções dar sugestões ao meu cozinheiro de serviço: O que me apetece hoje? O que é rápido e bom? Qual o melhor vinho para acompanhar a comida?

Mas o que devo fazer se o meu cozinheiro de serviço não está? Como deixar as crianças a pensar que têm a melhor cozinheira do mundo em casa?

Vai ser simplesmente... delicioso!

Simplesmente... do it!

O seu nome mais pomposo é procrastinação.

Eu sou assim, tenho tendência para procrastinar, principalmente quando estamos a falar de tarefas domésticas.

Odeio! Mas todos nós aprendemos desde pequenos: Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.

Faço então um esforço extra para não deixar uma tarefa para fazer se ela puder ser feita.

Funciona assim:

Passo 1: Há algo para fazer? - uma cama, arrumar uma roupa que os miúdos deixaram no chão, qualquer coisa

Passo 2: Posso fazer já?

Passo 3: 
a) Claro que sim! Faço. Done
b) Agora não me apetece! Faço na mesma. Done.
c) Não é possível fazer agora - estou a fazer outra coisa e faço isto logo a seguir, ou falta algo ou alguém imprescindível para a execução da coisa. Agendo na minha listas de tarefas.

Simplesmente.... do it!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...