sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sabores de verão

Com a chegada do calor o nosso apetite muda e a vontade de comer refeições frescas e ligeiras aumenta.

Ficam aqui algumas sugestões de petiscos de verão que, preparados pelo meu private chef, me fazem perder a cabeça:


- ESPETADINHAS DE QUEIJO MOZZARELLA E TOMATE CHERRY

É fácil de preparar e, caso não queiram ter o trabalho de fazer as espetadinhas, podem preparar outras delícias de queijo e tomate. O tomate pode ser cherry ou normal. O queijo pode ser mozzarella, feta ou simplesmente um queijinho fresco.

Normalmente são temperados com azeite, vinagre balsâmico e flor de sal. Pode também levar um pouco de oregãos, se gostarem.


Vejam lá se não é de abrir o apetite:

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festas de aniversário

Hoje em dia proliferam as empresas e organizações que organizam festas de aniversário, com ou sem lanche, com ou sem bolo, com ou sem possibilidade de convidar outros adultos, com pagamento à cabeça ou com valor único pela festa mas com limite de crianças convidadas.

Para as festas de anos dos meus filhos eu quero:
- convidar quem eu quero
- convidados dos 0 aos 99 anos
- não estar limitada a horários fixos
- não gastar uma fortuna

Para que isso possa acontecer há 3 hipóteses:
- fazer a festa em casa
- fazer a festa em casa de familiares
- lugares públicos para realizar um piquenique

Já organizei os 3 tipos de festa para os meus filhos e já fiz uma festa numa quinta em que pagando um preço fixo podia convidar até 30 crianças.

A verdade é que gostei, foi prático e sem qualquer trabalho, o que permitiu organizar a festa do 5.º aniversário do meu filho mais velho, quando a mana tinha apenas 20 dias. Cumpriu todos os requisitos mas teve o seu preço.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Brincar vs Estudar - 4 alternativas ao estudo nas férias


Acabaram as aulas e em conversa com uma amiga, na sequência deste post, falou-se sobre se os miúdos devem estudar nas férias, para não esquecerem tudo o que aprenderam durante o ano letivo.

A preocupação da minha amiga é que sem uma pequena revisão quase diária, tipo uma cópia e tabuada por dia, os miúdos possam regredir e perder o ritmo no início do próximo ano letivo.

Os miúdos, tal como nós, chegam a esta altura do ano cansados e merecem umas boas e longas férias.

Aos adultos também é aconselhado não trabalhar nem pensar no trabalho durante as férias. Porque é que com eles deve ser diferente?

Muitos deles, sem alternativas familiares, vão passar estes meses (até final de Agosto) em ATLs ou colónias de férias, onde ninguém (espero) os vai pôr a estudar. Serão feitas atividades lúdicas, visitas de estudo, idas à praia, etc.

E o que fazer, naquele tempo que estão conosco para que meses de trabalho não caiam no esquecimento?
 
A minha sugestão, para os pais que sentem necessidade de ocupar estes tempos de autêntico ócio,  passa por pôr em prática as seguintes ideias:

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vamos de Férias... Take 1


Amanhã começa o meu primeiro período de férias. É só uma semana, mas vai saber tão bem!


E os preparativos, e as malas, e o que levar? Levamos a casa toda ou levamos o mínimo?


Como em tudo dependerá sempre das circunstâncias, ou seja, vamos de carro ou de transportes, o carro tem uma mala grande ou pequena? Vamos 3 dias ou um mês? Casa de família e/ou local já conhecido ou um sítio que não conhecemos e que não sabemos com o que contar? Com ou sem crianças?


Para mim as férias de praia, com os miúdos (21 meses e 6 anos e meio), são para descansar, não stressar e não trabalhar.

Como costumo ir de carro (que entretanto já tem uma boa bagageira) e como conheço o local e respetivos equipamentos, uma vez que passo lá férias há já 5 anos, então sei precisamente o que faz falta e o que é desnecessário.


Podia levar pouca roupa, porque vou para a praia, mas já me aconteceu apanhar dias frescos e não ter o que vestir.
Podia não levar brinquedos nem DVDs, mas depois durante aqueles minutinhos entre o banho e o jantar, ou na hora do calor, teria que me transformar em bonequinhos animados para entreter a criançada.


Posso então dizer que o critério para fazer as malas e preparar umas férias bem passadas é o fator stress, ou seja, descobrir se levar mais ou menos é sinal de mais ou menos stress.

Vejamos 2 exemplos, extremos, e que tipificam as férias que tenho (ou costumava ter, quando havia subsídios):

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sempre a correr...

Como já disse tenho tendência para procrastinar, adiar as tarefas e fazer tudo na última oportunidade.


O que mudou? Como é que eu faço atualmente para me organizar?


No final de 2011 uma das minhas resoluções de ano novo foi optar por um estilo de vida organizado. Para que tal aconteça tenho vindo a adaptar, aos poucos e sem mudanças drásticas, a minha forma de fazer as coisas em casa e no trabalho.


Para o fazer adotei o seguinte método:


Passo 1: Arranjar um telemóvel, ou qualquer dispositivo eletrónico, onde possam ser inseridas tarefas, com a possibilidade de criar alertas, criar tarefas repetitivas e com possibilidade de agrupar as tarefas por temas.
Eu uso uma aplicação para Android, muito básica mas que para mim é suficiente, chama-se simplesmente... Task List e tem o seguinte aspeto:



Passo 2: Carregar para esse gestor de tarefas TODAS as tarefas que fazem parte da minha rotina diária ou semanal, desde o pequeno almoço ao banho, pôr o lixo, levar os miúdos à natação, etc. A ideia é marcar a tarefa e a hora, e durante um tempo, teremos alertas (que passarão rapidamente de úteis a chatos) constantemente a chamar para fazer qualquer coisa.
No meu caso, como associei ícones diferentes a tarefas diferentes basta olhar para o telemóvel para saber o que fazer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...