sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma refeição simples... até para mim!

Como já tive oportunidade de dizer a minha especialidade não é a cozinha, e os miúdos adoram as minhas salsichas com batatas fritas!

Mas coitadas das crianças, não podem comer só isso!

Há uma receita muito, muito simples, que eu gosto de fazer e que agrada miúdos e graúdos: Lombinhos de porco enrolados em massa quebrada.

É tão simples quanto isto:
- Compra-se uma embalagem de massa quebrada e dois lombinhos de porco

- Corta-se a massa quebrada ao meio (ou uma inteira, dependendo do tamanho do lombinho)

- Tempera-se o lombo com sal e alho em pó (e pimenta se não houver miúdos pequenos)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Desporto low cost

Sabendo os encargos financeiros que já temos mensalmente, o ginásio é aquele que mais depressa salta fora quando precisamos de fazer alguns cortes.

E depois? Deixamos de praticar atividade física?

Com muita sinceridade, quantos de vós dizem que pagam o ginásio e depois só põe lá os pés esporadicamente? Alguns.

Sem rodeios ficam aqui algumas alternativas à mensalidade do ginásio:


SAIR PARA A RUA

É só vestir uma roupa confortável, calçar os ténis e sair porta fora.

Depois é começar a andar ou a correr de acordo com a vontade e condição física de cada um.

Se junto a vossa casa não
houver boas condições para o fazer só têm que se dirigir a um dos muitos locais próprios para o efeito.

Estou a lembrar-me do recinto do Estádio Universitário de Lisboa, do Estádio 1 de Maio, do Parque das Nações ou da Marginal de Oeiras.

Podem também andar de bicicleta ou em patins em linha.

No verão podem sempre andar ou correr à beira mar ou até dar umas braçadas no mar.

O único problema que encontro nesta prática é quando temos filhos e não os podemos deixar com ninguém e ainda não aguentam a nossa pedalada para nos acompanhar. 

Este infelizmente é o meu caso, pelo que só corro esporadicamente.


EQUIPAMENTO DE CARDIOFITNESS EM CASA


É assim que eu pratico algum exercício físico.

Tenho em casa uma bicicleta estática e uma bicicleta elitica.

Esta ultima é a minha preferida e está à frente da televisão do quarto, pelo que posso sempre escolher a hora dos meus programas favoritos para praticar desporto.

Tem a vantagem que posso fazê-lo quando chego a casa, enquanto os miúdos brincam e o chef prepara o jantar, ou quando as crianças já estão deitadas.

Tenho ainda um colchão para fazer alguns abdominais, que se enrola e guarda facilmente.

Há mais equipamento que se pode ter em casa, como é o caso duma passadeira (que ocupa demasiado espaço, e as boas são caras) ou até da famosa consola Wii (ocupa pouco espaço, apesar de ter o seu custo).


GINÁSIOS LOW COST

Foram criados a pensar nestas situações. Paga-se o que se utiliza, ou à semana. Para quem não consegue dispensar o ginásio é uma boa opção. É uma solução que começa a surgir no mercado, mas que não impede que se façam bem as contas para ver se realmente esta despesa cabe no nosso orçamento!

Simplesmente... mexa-se!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

As bibliotecas da nossa cidade

Lisboa tem uma boa rede de bibliotecas municipais, mas esta qualidade não é exclusiva da capital, pois conheço outras cidades que também as têm.

Estou a lembrar-me da biblioteca de Beja, que quando abriu foi um sucesso entre os jovens devido à sua mediateca e por disponibilizar um bom e agradável espaço de encontro para os jovens.

Também já ouvi diversos pais de outras cidades a comentar que os seus filhos pequenos pedem para ir para a biblioteca, da mesma forma como pedem para ir ao parque infantil.

Eu tenho uma biblioteca municipal pertinho de casa e perto da escola dos miúdos. Era comum, quando o meu filho mais velho andava no Jardim de Infância (público), fazerem visitas à biblioteca, pelo menos umas 3 vezes por ano solicitavam o acompanhamento da Escola Segura (PSP) e rumavam à biblioteca.

Agora que está no 1º ano e que seria essencial promover a leitura entre estes miúdos já não têm tempo! Parece que há um programa a cumprir, e que este não envolve a passagem pela biblioteca.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sabores de verão

Com a chegada do calor o nosso apetite muda e a vontade de comer refeições frescas e ligeiras aumenta.

Ficam aqui algumas sugestões de petiscos de verão que, preparados pelo meu private chef, me fazem perder a cabeça:


- ESPETADINHAS DE QUEIJO MOZZARELLA E TOMATE CHERRY

É fácil de preparar e, caso não queiram ter o trabalho de fazer as espetadinhas, podem preparar outras delícias de queijo e tomate. O tomate pode ser cherry ou normal. O queijo pode ser mozzarella, feta ou simplesmente um queijinho fresco.

Normalmente são temperados com azeite, vinagre balsâmico e flor de sal. Pode também levar um pouco de oregãos, se gostarem.


Vejam lá se não é de abrir o apetite:

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festas de aniversário

Hoje em dia proliferam as empresas e organizações que organizam festas de aniversário, com ou sem lanche, com ou sem bolo, com ou sem possibilidade de convidar outros adultos, com pagamento à cabeça ou com valor único pela festa mas com limite de crianças convidadas.

Para as festas de anos dos meus filhos eu quero:
- convidar quem eu quero
- convidados dos 0 aos 99 anos
- não estar limitada a horários fixos
- não gastar uma fortuna

Para que isso possa acontecer há 3 hipóteses:
- fazer a festa em casa
- fazer a festa em casa de familiares
- lugares públicos para realizar um piquenique

Já organizei os 3 tipos de festa para os meus filhos e já fiz uma festa numa quinta em que pagando um preço fixo podia convidar até 30 crianças.

A verdade é que gostei, foi prático e sem qualquer trabalho, o que permitiu organizar a festa do 5.º aniversário do meu filho mais velho, quando a mana tinha apenas 20 dias. Cumpriu todos os requisitos mas teve o seu preço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...