quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dar, emprestar ou comprar?

Todos nós sabemos que quando nasce uma criança as despesas sobem quase na mesma proporção da nossa felicidade.

Há despesas inevitáveis (fraldas, alimentação, creche) e há àquelas que podendo ser evitadas, muitas vezes optamos por não o fazer. Falo de roupa e de um manancial de material de puericultura, que por vezes quase não é utilizado, ou é apenas por uns meses.

Logo no 1.º filho, durante a gravidez fiz a lista de tudo aquilo que iria necessitar nos primeiros meses de vida da criança e quando algumas amigas e familiares começaram a dizer para não comprar certas coisas que elas tinham e estava novo eu incluí mais três colunas na minha lista: emprestado/dado, por quem ou a comprar. Assim, não só foi mais fácil responder à pergunta "o que é que precisam" como também se poupou muito.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma refeição simples... até para mim!

Como já tive oportunidade de dizer a minha especialidade não é a cozinha, e os miúdos adoram as minhas salsichas com batatas fritas!

Mas coitadas das crianças, não podem comer só isso!

Há uma receita muito, muito simples, que eu gosto de fazer e que agrada miúdos e graúdos: Lombinhos de porco enrolados em massa quebrada.

É tão simples quanto isto:
- Compra-se uma embalagem de massa quebrada e dois lombinhos de porco

- Corta-se a massa quebrada ao meio (ou uma inteira, dependendo do tamanho do lombinho)

- Tempera-se o lombo com sal e alho em pó (e pimenta se não houver miúdos pequenos)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Desporto low cost

Sabendo os encargos financeiros que já temos mensalmente, o ginásio é aquele que mais depressa salta fora quando precisamos de fazer alguns cortes.

E depois? Deixamos de praticar atividade física?

Com muita sinceridade, quantos de vós dizem que pagam o ginásio e depois só põe lá os pés esporadicamente? Alguns.

Sem rodeios ficam aqui algumas alternativas à mensalidade do ginásio:


SAIR PARA A RUA

É só vestir uma roupa confortável, calçar os ténis e sair porta fora.

Depois é começar a andar ou a correr de acordo com a vontade e condição física de cada um.

Se junto a vossa casa não
houver boas condições para o fazer só têm que se dirigir a um dos muitos locais próprios para o efeito.

Estou a lembrar-me do recinto do Estádio Universitário de Lisboa, do Estádio 1 de Maio, do Parque das Nações ou da Marginal de Oeiras.

Podem também andar de bicicleta ou em patins em linha.

No verão podem sempre andar ou correr à beira mar ou até dar umas braçadas no mar.

O único problema que encontro nesta prática é quando temos filhos e não os podemos deixar com ninguém e ainda não aguentam a nossa pedalada para nos acompanhar. 

Este infelizmente é o meu caso, pelo que só corro esporadicamente.


EQUIPAMENTO DE CARDIOFITNESS EM CASA


É assim que eu pratico algum exercício físico.

Tenho em casa uma bicicleta estática e uma bicicleta elitica.

Esta ultima é a minha preferida e está à frente da televisão do quarto, pelo que posso sempre escolher a hora dos meus programas favoritos para praticar desporto.

Tem a vantagem que posso fazê-lo quando chego a casa, enquanto os miúdos brincam e o chef prepara o jantar, ou quando as crianças já estão deitadas.

Tenho ainda um colchão para fazer alguns abdominais, que se enrola e guarda facilmente.

Há mais equipamento que se pode ter em casa, como é o caso duma passadeira (que ocupa demasiado espaço, e as boas são caras) ou até da famosa consola Wii (ocupa pouco espaço, apesar de ter o seu custo).


GINÁSIOS LOW COST

Foram criados a pensar nestas situações. Paga-se o que se utiliza, ou à semana. Para quem não consegue dispensar o ginásio é uma boa opção. É uma solução que começa a surgir no mercado, mas que não impede que se façam bem as contas para ver se realmente esta despesa cabe no nosso orçamento!

Simplesmente... mexa-se!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

As bibliotecas da nossa cidade

Lisboa tem uma boa rede de bibliotecas municipais, mas esta qualidade não é exclusiva da capital, pois conheço outras cidades que também as têm.

Estou a lembrar-me da biblioteca de Beja, que quando abriu foi um sucesso entre os jovens devido à sua mediateca e por disponibilizar um bom e agradável espaço de encontro para os jovens.

Também já ouvi diversos pais de outras cidades a comentar que os seus filhos pequenos pedem para ir para a biblioteca, da mesma forma como pedem para ir ao parque infantil.

Eu tenho uma biblioteca municipal pertinho de casa e perto da escola dos miúdos. Era comum, quando o meu filho mais velho andava no Jardim de Infância (público), fazerem visitas à biblioteca, pelo menos umas 3 vezes por ano solicitavam o acompanhamento da Escola Segura (PSP) e rumavam à biblioteca.

Agora que está no 1º ano e que seria essencial promover a leitura entre estes miúdos já não têm tempo! Parece que há um programa a cumprir, e que este não envolve a passagem pela biblioteca.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sabores de verão

Com a chegada do calor o nosso apetite muda e a vontade de comer refeições frescas e ligeiras aumenta.

Ficam aqui algumas sugestões de petiscos de verão que, preparados pelo meu private chef, me fazem perder a cabeça:


- ESPETADINHAS DE QUEIJO MOZZARELLA E TOMATE CHERRY

É fácil de preparar e, caso não queiram ter o trabalho de fazer as espetadinhas, podem preparar outras delícias de queijo e tomate. O tomate pode ser cherry ou normal. O queijo pode ser mozzarella, feta ou simplesmente um queijinho fresco.

Normalmente são temperados com azeite, vinagre balsâmico e flor de sal. Pode também levar um pouco de oregãos, se gostarem.


Vejam lá se não é de abrir o apetite:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...