segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pão caseiro

Há uns anos comprei uma máquina de fazer pão e foi um sucesso!

A máquina de fazer pão dá para fazer, pão (de vários tipos), massa para pizza, bolos, doces e muitas outras coisas que nunca experimentei fazer.

Na realidade a máquina cá de casa só foi usada para fazer pão e massa para pizza. Mas para mim a compra já valeu bem a pena.

PÃO
A máquina vem com um livro de receitas para diferentes tipos de pão. Nós seguimos as receitas à risca e resulta num pão excelente!
Como alternativa às receitas originais usamos farinha já preparada para pão, que se vende nos hipermercados comuns e apesar de ser mais caro também resulta, principalmente para pão de mistura.

 Também se pode cozer o pão no forno em vez de cozer na própria máquina. Fazê-mo-lo sempre que se trata de pão para festas ou jantaradas.

Quando comprámos a máquina passámos a fazer pão quase diariamente, mas tivemos que abrandar porque um pão praticamente desaparecia num dia, para duas pessoas.

A máquina é programavel e nós calculavamos a hora de acordar para ter o pão pronto! Não imaginam o cheirinho delicioso a pão acabado de fazer, logo ao acordar!

Mas devido à minha costela alentejana o descontrolo foi demasiado, o que nos obrigou a reduzir as vezes que se fazia pão caseiro.

PÃO COM CHOURIÇO
 
O pão com chouriço tem sido um sucesso para lanches e festas.

É só misturar e fermentar normalmente a massa na máquina, no programa de "Massa", amassar, colocar fatias de chourição enrolar e levar ao forno.

Depois podemmos servir em fatias e é uma delícia!


PIZZA

Atualmente a utilização que damos à máquina, com mais frequência é para fazer a massa da pizza. A receita que vem com a máquina é razoávelmente boa, mas nós adaptámos e conseguimos melhorar.

A pizza é uma excelente solução quando os miúdos querem convidar amigos para jantar. Agrada miúdos e graúdos.

O meu balanço é positivo. Foi uma compra que valeu a pena e espero continuar a dar-lhe utilidade.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Vamos destralhar

Como já aqui disse o blog da Rita Domingues, The Busy Woman and the Stripy Cat, tem sido uma grande inspiração para mim. Não só o seu blog mas também o seu e-book, e os outros blogs e e-books que me deu a conhecer.

Em junho, a Rita lançou um desafio aos seus leitores e outros bloggers: Destralhar a casa em 7 dias e divulgar os resultados.

Durante essa semana estava de férias e por muita vontade que tivesse ainda não consigo transformar as coisas por telepatia. Mas dá para idealizar o que queremos fazer.


E porque uma motivação destas não se pode perder: Desafio aceite.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Deixar o carro em casa

Gosto muito do meu carro, e gosto da autonomia que um carro me dá! Sei que não é concerteza a ideia mais ecológica e mais saudável que deixo aqui, mas é assim mesmo, quem diz a verdade não merece castigo.

Contudo, tenho experimentado ir a pé para o emprego. A minha casa, passando pela escola dos miúdos fica a menos de 4 km do trabalho e cerca de 40 minutos a pé.

Não é propriamente ao virar da esquina, mas faz-se relativamente bem, principalmente porque a escola do mais velho fica a 5 minutos de casa e a mais pequena vai no carrinho até ao colégio.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vamos de férias....Take 2

E depois de uma primeira semaninha de férias a servir como aperitivo, lá vamos nós para as nossas férias "grandes". Duas semaninhas!

Aproveito então para acrescentar mais qualquer coisinha ao que já escrevi aqui sobre as férias.

Viagem

Este ano vamos experimentar algo novo. Não vamos pela autoestrada.

A decisão foi tomada após um passeio de fim-de-semana ao Alentejo, em que no total foram gastos mais de 30€ em portagens. Entretanto, víamos os carros a acompanhar o nosso, nas estradas nacionais paralelas à autoestrada. Bem sei que iam em excesso de velocidade, mas deu para perceber que as estradas (nacionais, IPs ou ICs) se encontram em bom estado.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Inspirações

Este blog nasceu de um conjunto de interesses, interesses esses que têm uma coisa em comum: são facilitadores da felicidade, ou seja, ajudam-me a ser feliz!

Estes interesses já cá estavam, eu já os tinha, mas começaram a ficar organizados e arrumadinhos na minha cabeça ao ler alguns blogs, dos quais destaco um, The Busy Woman and the Stripy Cat, por reunir muitos dos temas que tanto me têm feito pensar e repensar a forma como faço as coisas.

Este blog foca questões relacionadas com a gestão do tempo, a organização da casa, da vida familiar e profissional e outras questões ligadas ao minimalismo. Além disso tem uma vantagem: a Rita, autora do blog, é portuguesa e o seu blog torna-se o mais inspirador entre aqueles que sigo, pois enquadra-se melhor no estilo de vida e realidade portuguesas, comparativamente com os blogs de norte-americanos, brasileiros ou ingleses.

Hoje quis destacar este blog e convidar-vos a lê-lo pois ao conhecerem as minhas inspirações poderão entender melhor o que escrevo.

Mas não pretendo escrever mais do mesmo, e tentei ao criar o Simplesmente formatá-lo para que possa escrever sobre tudo aquilo que considero interessante, e que vos possa interessar!

O Simplesmente também surgiu para me ajudar a sistematizar muitas das ideias que passavam pela minha cabeça. As ideias passavam e não paravam, e depois voltavam a tentar habitar a minha cabeça. Foi preciso arranjar uma forma de rete-las, organizá-las e porque não expô-las.

O Simplesmente vem também ajudar-me na criação de um compromisso, ou seja, se venho defender um
determinado estilo de vida ou interesse devo no mínimo saber do que falo e tentar pô-lo em prática. É uma questão de honestidade. Não posso limitar-me a vir para aqui reproduzir o que leio noutros locais, no entanto posso sugerir-vos essas leituras.

É importante para mim partilhar as minhas ideias, mas também as minhas inspiracões.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...