sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Marmita

Muito se tem falado em marmitas ultimamente, ao ponto de se estar a tornar numa moda.
 
Criaram-se linhas de lancheiras, take-away de marmitas, e publicaram-se artigos em revistas conceituadas. Efetivamente criou-se o hábito da marmita.
 
Eu, desde há 10 anos para cá, tenho alternado entre a marmita e ir almoçar a casa, indo comer fora apenas esporadicamente.
 
QUENTE OU FRIO?

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pão caseiro

Há uns anos comprei uma máquina de fazer pão e foi um sucesso!

A máquina de fazer pão dá para fazer, pão (de vários tipos), massa para pizza, bolos, doces e muitas outras coisas que nunca experimentei fazer.

Na realidade a máquina cá de casa só foi usada para fazer pão e massa para pizza. Mas para mim a compra já valeu bem a pena.

PÃO
A máquina vem com um livro de receitas para diferentes tipos de pão. Nós seguimos as receitas à risca e resulta num pão excelente!
Como alternativa às receitas originais usamos farinha já preparada para pão, que se vende nos hipermercados comuns e apesar de ser mais caro também resulta, principalmente para pão de mistura.

 Também se pode cozer o pão no forno em vez de cozer na própria máquina. Fazê-mo-lo sempre que se trata de pão para festas ou jantaradas.

Quando comprámos a máquina passámos a fazer pão quase diariamente, mas tivemos que abrandar porque um pão praticamente desaparecia num dia, para duas pessoas.

A máquina é programavel e nós calculavamos a hora de acordar para ter o pão pronto! Não imaginam o cheirinho delicioso a pão acabado de fazer, logo ao acordar!

Mas devido à minha costela alentejana o descontrolo foi demasiado, o que nos obrigou a reduzir as vezes que se fazia pão caseiro.

PÃO COM CHOURIÇO
 
O pão com chouriço tem sido um sucesso para lanches e festas.

É só misturar e fermentar normalmente a massa na máquina, no programa de "Massa", amassar, colocar fatias de chourição enrolar e levar ao forno.

Depois podemmos servir em fatias e é uma delícia!


PIZZA

Atualmente a utilização que damos à máquina, com mais frequência é para fazer a massa da pizza. A receita que vem com a máquina é razoávelmente boa, mas nós adaptámos e conseguimos melhorar.

A pizza é uma excelente solução quando os miúdos querem convidar amigos para jantar. Agrada miúdos e graúdos.

O meu balanço é positivo. Foi uma compra que valeu a pena e espero continuar a dar-lhe utilidade.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Vamos destralhar

Como já aqui disse o blog da Rita Domingues, The Busy Woman and the Stripy Cat, tem sido uma grande inspiração para mim. Não só o seu blog mas também o seu e-book, e os outros blogs e e-books que me deu a conhecer.

Em junho, a Rita lançou um desafio aos seus leitores e outros bloggers: Destralhar a casa em 7 dias e divulgar os resultados.

Durante essa semana estava de férias e por muita vontade que tivesse ainda não consigo transformar as coisas por telepatia. Mas dá para idealizar o que queremos fazer.


E porque uma motivação destas não se pode perder: Desafio aceite.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Deixar o carro em casa

Gosto muito do meu carro, e gosto da autonomia que um carro me dá! Sei que não é concerteza a ideia mais ecológica e mais saudável que deixo aqui, mas é assim mesmo, quem diz a verdade não merece castigo.

Contudo, tenho experimentado ir a pé para o emprego. A minha casa, passando pela escola dos miúdos fica a menos de 4 km do trabalho e cerca de 40 minutos a pé.

Não é propriamente ao virar da esquina, mas faz-se relativamente bem, principalmente porque a escola do mais velho fica a 5 minutos de casa e a mais pequena vai no carrinho até ao colégio.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vamos de férias....Take 2

E depois de uma primeira semaninha de férias a servir como aperitivo, lá vamos nós para as nossas férias "grandes". Duas semaninhas!

Aproveito então para acrescentar mais qualquer coisinha ao que já escrevi aqui sobre as férias.

Viagem

Este ano vamos experimentar algo novo. Não vamos pela autoestrada.

A decisão foi tomada após um passeio de fim-de-semana ao Alentejo, em que no total foram gastos mais de 30€ em portagens. Entretanto, víamos os carros a acompanhar o nosso, nas estradas nacionais paralelas à autoestrada. Bem sei que iam em excesso de velocidade, mas deu para perceber que as estradas (nacionais, IPs ou ICs) se encontram em bom estado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...