segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Desafios da Adega


Vista sobre o Douro
Foto: Daniel Matos

Não há nada como um bom copo de vinho! O vinho certo a acompanhar a comida certa! Mas eu de vinhos pouco mais sei do que dizer se gosto ou não gosto. Contudo no último ano e meio tenho vindo a acompanhar um projeto que cultiva a paixão pelo vinho e pela vinha. Só posso dizer que o projeto é fantástico e que a experiência tem sido no mínimo gratificante. Trata-se dos Desafios da Adega.

Os Desafios

 Os Desafios da Adega surgiram espontâneamente na cabeça de 3 portugueses, o Daniel, o Diogo e o Jorge. E tal só poderia ter acontecido durante uma conversa à volta da mesa, entre comes e bebes.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Piqueniques para todos os gostos

Eu adoro piqueniques!

Acho que é a forma mais prática de nós, meninos da cidade, termos um momento de lazer ao ar livre.

Eu sou do tempo dos piqueniques, e havia para todos os gostos.
 
Piqueniques de Família

Na Páscoa, no Alentejo, é tradição as famílias juntarem-se, se não me engano, na segunda-feira, a seguir ao domingo de Páscoa. A minha família materna, passou a tradição para o o sábado ou domingo de páscoa, e junta habitualmente quase 40 pessoas, com mantas e mesas, com o borrego e um dia bem passado no campo.

Na realidade, nos últimos 5 anos o borrego foi servido num restaurante junto ao campo, e a tarde é passada em atividades ao ar livre, enquanto se petisca, desde os bolos à cachola, desde os sumos às minis. Mas não falta nada!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Marmita

Muito se tem falado em marmitas ultimamente, ao ponto de se estar a tornar numa moda.
 
Criaram-se linhas de lancheiras, take-away de marmitas, e publicaram-se artigos em revistas conceituadas. Efetivamente criou-se o hábito da marmita.
 
Eu, desde há 10 anos para cá, tenho alternado entre a marmita e ir almoçar a casa, indo comer fora apenas esporadicamente.
 
QUENTE OU FRIO?

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pão caseiro

Há uns anos comprei uma máquina de fazer pão e foi um sucesso!

A máquina de fazer pão dá para fazer, pão (de vários tipos), massa para pizza, bolos, doces e muitas outras coisas que nunca experimentei fazer.

Na realidade a máquina cá de casa só foi usada para fazer pão e massa para pizza. Mas para mim a compra já valeu bem a pena.

PÃO
A máquina vem com um livro de receitas para diferentes tipos de pão. Nós seguimos as receitas à risca e resulta num pão excelente!
Como alternativa às receitas originais usamos farinha já preparada para pão, que se vende nos hipermercados comuns e apesar de ser mais caro também resulta, principalmente para pão de mistura.

 Também se pode cozer o pão no forno em vez de cozer na própria máquina. Fazê-mo-lo sempre que se trata de pão para festas ou jantaradas.

Quando comprámos a máquina passámos a fazer pão quase diariamente, mas tivemos que abrandar porque um pão praticamente desaparecia num dia, para duas pessoas.

A máquina é programavel e nós calculavamos a hora de acordar para ter o pão pronto! Não imaginam o cheirinho delicioso a pão acabado de fazer, logo ao acordar!

Mas devido à minha costela alentejana o descontrolo foi demasiado, o que nos obrigou a reduzir as vezes que se fazia pão caseiro.

PÃO COM CHOURIÇO
 
O pão com chouriço tem sido um sucesso para lanches e festas.

É só misturar e fermentar normalmente a massa na máquina, no programa de "Massa", amassar, colocar fatias de chourição enrolar e levar ao forno.

Depois podemmos servir em fatias e é uma delícia!


PIZZA

Atualmente a utilização que damos à máquina, com mais frequência é para fazer a massa da pizza. A receita que vem com a máquina é razoávelmente boa, mas nós adaptámos e conseguimos melhorar.

A pizza é uma excelente solução quando os miúdos querem convidar amigos para jantar. Agrada miúdos e graúdos.

O meu balanço é positivo. Foi uma compra que valeu a pena e espero continuar a dar-lhe utilidade.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Vamos destralhar

Como já aqui disse o blog da Rita Domingues, The Busy Woman and the Stripy Cat, tem sido uma grande inspiração para mim. Não só o seu blog mas também o seu e-book, e os outros blogs e e-books que me deu a conhecer.

Em junho, a Rita lançou um desafio aos seus leitores e outros bloggers: Destralhar a casa em 7 dias e divulgar os resultados.

Durante essa semana estava de férias e por muita vontade que tivesse ainda não consigo transformar as coisas por telepatia. Mas dá para idealizar o que queremos fazer.


E porque uma motivação destas não se pode perder: Desafio aceite.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...