terça-feira, 4 de setembro de 2012

Uma instituição chamada AVÓS!

Os avós são os nossos pais, certo? Se nos souberam criar, de uma maneira ou outra, também saberão tomar conta dos nossos filhos. Então porque não confiar? De uma forma geral, isto está certo e não vamos agora pensar nas exceções!

A convivência com os avós é sempre enriquecedora para os netos. Quando eles são mais novos, nota-se que chegam até nós mais desenvolvidos. Quando são mais velhos vêm mais excitados e agitados. O que significam que estão bem e se sentem bem junto dos avós.

É saudável para os pais, para os filhos/netos e para os avós que as crianças passem umas noites em casa dos avós, umas férias junto dos avós, ou se estes viverem por perto, que se marque um dia ou dois para que os avós possam ir buscar os netos à escola, ou até levá-los às atividades extra-curriculares.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Desafios da Adega


Vista sobre o Douro
Foto: Daniel Matos

Não há nada como um bom copo de vinho! O vinho certo a acompanhar a comida certa! Mas eu de vinhos pouco mais sei do que dizer se gosto ou não gosto. Contudo no último ano e meio tenho vindo a acompanhar um projeto que cultiva a paixão pelo vinho e pela vinha. Só posso dizer que o projeto é fantástico e que a experiência tem sido no mínimo gratificante. Trata-se dos Desafios da Adega.

Os Desafios

 Os Desafios da Adega surgiram espontâneamente na cabeça de 3 portugueses, o Daniel, o Diogo e o Jorge. E tal só poderia ter acontecido durante uma conversa à volta da mesa, entre comes e bebes.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Piqueniques para todos os gostos

Eu adoro piqueniques!

Acho que é a forma mais prática de nós, meninos da cidade, termos um momento de lazer ao ar livre.

Eu sou do tempo dos piqueniques, e havia para todos os gostos.
 
Piqueniques de Família

Na Páscoa, no Alentejo, é tradição as famílias juntarem-se, se não me engano, na segunda-feira, a seguir ao domingo de Páscoa. A minha família materna, passou a tradição para o o sábado ou domingo de páscoa, e junta habitualmente quase 40 pessoas, com mantas e mesas, com o borrego e um dia bem passado no campo.

Na realidade, nos últimos 5 anos o borrego foi servido num restaurante junto ao campo, e a tarde é passada em atividades ao ar livre, enquanto se petisca, desde os bolos à cachola, desde os sumos às minis. Mas não falta nada!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Marmita

Muito se tem falado em marmitas ultimamente, ao ponto de se estar a tornar numa moda.
 
Criaram-se linhas de lancheiras, take-away de marmitas, e publicaram-se artigos em revistas conceituadas. Efetivamente criou-se o hábito da marmita.
 
Eu, desde há 10 anos para cá, tenho alternado entre a marmita e ir almoçar a casa, indo comer fora apenas esporadicamente.
 
QUENTE OU FRIO?

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pão caseiro

Há uns anos comprei uma máquina de fazer pão e foi um sucesso!

A máquina de fazer pão dá para fazer, pão (de vários tipos), massa para pizza, bolos, doces e muitas outras coisas que nunca experimentei fazer.

Na realidade a máquina cá de casa só foi usada para fazer pão e massa para pizza. Mas para mim a compra já valeu bem a pena.

PÃO
A máquina vem com um livro de receitas para diferentes tipos de pão. Nós seguimos as receitas à risca e resulta num pão excelente!
Como alternativa às receitas originais usamos farinha já preparada para pão, que se vende nos hipermercados comuns e apesar de ser mais caro também resulta, principalmente para pão de mistura.

 Também se pode cozer o pão no forno em vez de cozer na própria máquina. Fazê-mo-lo sempre que se trata de pão para festas ou jantaradas.

Quando comprámos a máquina passámos a fazer pão quase diariamente, mas tivemos que abrandar porque um pão praticamente desaparecia num dia, para duas pessoas.

A máquina é programavel e nós calculavamos a hora de acordar para ter o pão pronto! Não imaginam o cheirinho delicioso a pão acabado de fazer, logo ao acordar!

Mas devido à minha costela alentejana o descontrolo foi demasiado, o que nos obrigou a reduzir as vezes que se fazia pão caseiro.

PÃO COM CHOURIÇO
 
O pão com chouriço tem sido um sucesso para lanches e festas.

É só misturar e fermentar normalmente a massa na máquina, no programa de "Massa", amassar, colocar fatias de chourição enrolar e levar ao forno.

Depois podemmos servir em fatias e é uma delícia!


PIZZA

Atualmente a utilização que damos à máquina, com mais frequência é para fazer a massa da pizza. A receita que vem com a máquina é razoávelmente boa, mas nós adaptámos e conseguimos melhorar.

A pizza é uma excelente solução quando os miúdos querem convidar amigos para jantar. Agrada miúdos e graúdos.

O meu balanço é positivo. Foi uma compra que valeu a pena e espero continuar a dar-lhe utilidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...