terça-feira, 18 de setembro de 2012

Hiperatividade forçada nos adultos

A ROTINA ALUCINANTE DAS NOSSAS VIDAS

A nossa vida corre sem darmos por isso. Entramos numa rotina que já não questionamos e andamos cansados,  stressados e por vezes no nosso limite físico e psicológico. 

Com o início do ano letivo as tarefas aumentam, a rotina torna-se mais intensa e o cansaço pode arrasar com a nossa saúde.
Vejamos como é a rotina da maioria dos casais com filhos. Com algumas "nuances", pois cada caso é um caso, e sabendo que há quem tenha muita ajuda e quem não tenha nenhuma:

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dou.pt

Dou.pt foi um projeto que descobri ainda antes dos seu lançamento e logo pensei: vou dar!

Aguardei o seu lançamento e na altura não soube o que dar.

Durante o mês de Agosto, com a limpeza e arrumação feita lá em casa (e sim, sei que ainda não descrevi como correu esse processo!) enchi sacos e sacos de coisas. Roupa, utilidades de cozinha,  peças decorativas, equipamente eletrónico, funcional ou avariado. Pelo tipo de produtos achei que ninguém meu conhecido quereria aquilo,  e que também não se justificava a venda. Então lembrei-me do dou.pt.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Uma instituição chamada AVÓS!

Os avós são os nossos pais, certo? Se nos souberam criar, de uma maneira ou outra, também saberão tomar conta dos nossos filhos. Então porque não confiar? De uma forma geral, isto está certo e não vamos agora pensar nas exceções!

A convivência com os avós é sempre enriquecedora para os netos. Quando eles são mais novos, nota-se que chegam até nós mais desenvolvidos. Quando são mais velhos vêm mais excitados e agitados. O que significam que estão bem e se sentem bem junto dos avós.

É saudável para os pais, para os filhos/netos e para os avós que as crianças passem umas noites em casa dos avós, umas férias junto dos avós, ou se estes viverem por perto, que se marque um dia ou dois para que os avós possam ir buscar os netos à escola, ou até levá-los às atividades extra-curriculares.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Desafios da Adega


Vista sobre o Douro
Foto: Daniel Matos

Não há nada como um bom copo de vinho! O vinho certo a acompanhar a comida certa! Mas eu de vinhos pouco mais sei do que dizer se gosto ou não gosto. Contudo no último ano e meio tenho vindo a acompanhar um projeto que cultiva a paixão pelo vinho e pela vinha. Só posso dizer que o projeto é fantástico e que a experiência tem sido no mínimo gratificante. Trata-se dos Desafios da Adega.

Os Desafios

 Os Desafios da Adega surgiram espontâneamente na cabeça de 3 portugueses, o Daniel, o Diogo e o Jorge. E tal só poderia ter acontecido durante uma conversa à volta da mesa, entre comes e bebes.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Piqueniques para todos os gostos

Eu adoro piqueniques!

Acho que é a forma mais prática de nós, meninos da cidade, termos um momento de lazer ao ar livre.

Eu sou do tempo dos piqueniques, e havia para todos os gostos.
 
Piqueniques de Família

Na Páscoa, no Alentejo, é tradição as famílias juntarem-se, se não me engano, na segunda-feira, a seguir ao domingo de Páscoa. A minha família materna, passou a tradição para o o sábado ou domingo de páscoa, e junta habitualmente quase 40 pessoas, com mantas e mesas, com o borrego e um dia bem passado no campo.

Na realidade, nos últimos 5 anos o borrego foi servido num restaurante junto ao campo, e a tarde é passada em atividades ao ar livre, enquanto se petisca, desde os bolos à cachola, desde os sumos às minis. Mas não falta nada!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Marmita

Muito se tem falado em marmitas ultimamente, ao ponto de se estar a tornar numa moda.
 
Criaram-se linhas de lancheiras, take-away de marmitas, e publicaram-se artigos em revistas conceituadas. Efetivamente criou-se o hábito da marmita.
 
Eu, desde há 10 anos para cá, tenho alternado entre a marmita e ir almoçar a casa, indo comer fora apenas esporadicamente.
 
QUENTE OU FRIO?

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pão caseiro

Há uns anos comprei uma máquina de fazer pão e foi um sucesso!

A máquina de fazer pão dá para fazer, pão (de vários tipos), massa para pizza, bolos, doces e muitas outras coisas que nunca experimentei fazer.

Na realidade a máquina cá de casa só foi usada para fazer pão e massa para pizza. Mas para mim a compra já valeu bem a pena.

PÃO
A máquina vem com um livro de receitas para diferentes tipos de pão. Nós seguimos as receitas à risca e resulta num pão excelente!
Como alternativa às receitas originais usamos farinha já preparada para pão, que se vende nos hipermercados comuns e apesar de ser mais caro também resulta, principalmente para pão de mistura.

 Também se pode cozer o pão no forno em vez de cozer na própria máquina. Fazê-mo-lo sempre que se trata de pão para festas ou jantaradas.

Quando comprámos a máquina passámos a fazer pão quase diariamente, mas tivemos que abrandar porque um pão praticamente desaparecia num dia, para duas pessoas.

A máquina é programavel e nós calculavamos a hora de acordar para ter o pão pronto! Não imaginam o cheirinho delicioso a pão acabado de fazer, logo ao acordar!

Mas devido à minha costela alentejana o descontrolo foi demasiado, o que nos obrigou a reduzir as vezes que se fazia pão caseiro.

PÃO COM CHOURIÇO
 
O pão com chouriço tem sido um sucesso para lanches e festas.

É só misturar e fermentar normalmente a massa na máquina, no programa de "Massa", amassar, colocar fatias de chourição enrolar e levar ao forno.

Depois podemmos servir em fatias e é uma delícia!


PIZZA

Atualmente a utilização que damos à máquina, com mais frequência é para fazer a massa da pizza. A receita que vem com a máquina é razoávelmente boa, mas nós adaptámos e conseguimos melhorar.

A pizza é uma excelente solução quando os miúdos querem convidar amigos para jantar. Agrada miúdos e graúdos.

O meu balanço é positivo. Foi uma compra que valeu a pena e espero continuar a dar-lhe utilidade.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Vamos destralhar

Como já aqui disse o blog da Rita Domingues, The Busy Woman and the Stripy Cat, tem sido uma grande inspiração para mim. Não só o seu blog mas também o seu e-book, e os outros blogs e e-books que me deu a conhecer.

Em junho, a Rita lançou um desafio aos seus leitores e outros bloggers: Destralhar a casa em 7 dias e divulgar os resultados.

Durante essa semana estava de férias e por muita vontade que tivesse ainda não consigo transformar as coisas por telepatia. Mas dá para idealizar o que queremos fazer.


E porque uma motivação destas não se pode perder: Desafio aceite.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Deixar o carro em casa

Gosto muito do meu carro, e gosto da autonomia que um carro me dá! Sei que não é concerteza a ideia mais ecológica e mais saudável que deixo aqui, mas é assim mesmo, quem diz a verdade não merece castigo.

Contudo, tenho experimentado ir a pé para o emprego. A minha casa, passando pela escola dos miúdos fica a menos de 4 km do trabalho e cerca de 40 minutos a pé.

Não é propriamente ao virar da esquina, mas faz-se relativamente bem, principalmente porque a escola do mais velho fica a 5 minutos de casa e a mais pequena vai no carrinho até ao colégio.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vamos de férias....Take 2

E depois de uma primeira semaninha de férias a servir como aperitivo, lá vamos nós para as nossas férias "grandes". Duas semaninhas!

Aproveito então para acrescentar mais qualquer coisinha ao que já escrevi aqui sobre as férias.

Viagem

Este ano vamos experimentar algo novo. Não vamos pela autoestrada.

A decisão foi tomada após um passeio de fim-de-semana ao Alentejo, em que no total foram gastos mais de 30€ em portagens. Entretanto, víamos os carros a acompanhar o nosso, nas estradas nacionais paralelas à autoestrada. Bem sei que iam em excesso de velocidade, mas deu para perceber que as estradas (nacionais, IPs ou ICs) se encontram em bom estado.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Inspirações

Este blog nasceu de um conjunto de interesses, interesses esses que têm uma coisa em comum: são facilitadores da felicidade, ou seja, ajudam-me a ser feliz!

Estes interesses já cá estavam, eu já os tinha, mas começaram a ficar organizados e arrumadinhos na minha cabeça ao ler alguns blogs, dos quais destaco um, The Busy Woman and the Stripy Cat, por reunir muitos dos temas que tanto me têm feito pensar e repensar a forma como faço as coisas.

Este blog foca questões relacionadas com a gestão do tempo, a organização da casa, da vida familiar e profissional e outras questões ligadas ao minimalismo. Além disso tem uma vantagem: a Rita, autora do blog, é portuguesa e o seu blog torna-se o mais inspirador entre aqueles que sigo, pois enquadra-se melhor no estilo de vida e realidade portuguesas, comparativamente com os blogs de norte-americanos, brasileiros ou ingleses.

Hoje quis destacar este blog e convidar-vos a lê-lo pois ao conhecerem as minhas inspirações poderão entender melhor o que escrevo.

Mas não pretendo escrever mais do mesmo, e tentei ao criar o Simplesmente formatá-lo para que possa escrever sobre tudo aquilo que considero interessante, e que vos possa interessar!

O Simplesmente também surgiu para me ajudar a sistematizar muitas das ideias que passavam pela minha cabeça. As ideias passavam e não paravam, e depois voltavam a tentar habitar a minha cabeça. Foi preciso arranjar uma forma de rete-las, organizá-las e porque não expô-las.

O Simplesmente vem também ajudar-me na criação de um compromisso, ou seja, se venho defender um
determinado estilo de vida ou interesse devo no mínimo saber do que falo e tentar pô-lo em prática. É uma questão de honestidade. Não posso limitar-me a vir para aqui reproduzir o que leio noutros locais, no entanto posso sugerir-vos essas leituras.

É importante para mim partilhar as minhas ideias, mas também as minhas inspiracões.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bolos na caneca... simples e rápidos

Já referi que a cozinha não é a minha especialidade, no entanto gosto muito de me dedicar aos doces.


Como dizia o outro... Eu é mais bolos!


Não os faço com mais frequência porque somos todos muito gulosos e acho que a balança não ia aguentar!


Provavelmente já ouviram falar nos bolos de caneca... ou talvez não!


Eu explico, são umas receitas muito simples e rápidas de fazer que nos permitem ter um bolo pronto em 5 minutos.

Já me aconteceu ter uma visita inesperada ou querer convidar alguém para ir lanchar lá casa, e não ter nada para servir ao lanche!

Não faz mal, porque enquanto se prepara um chá sai um bolo, e enquanto se tira um par de cafés sai mais um bolo e se no fim alguém quiser mais... sai mais um bolo.

Também é útil quando surge uma vontade súbita de comer algo doce.

Mas cuidado, porque facilmente caímos na tentação.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dar, emprestar ou comprar?

Todos nós sabemos que quando nasce uma criança as despesas sobem quase na mesma proporção da nossa felicidade.

Há despesas inevitáveis (fraldas, alimentação, creche) e há àquelas que podendo ser evitadas, muitas vezes optamos por não o fazer. Falo de roupa e de um manancial de material de puericultura, que por vezes quase não é utilizado, ou é apenas por uns meses.

Logo no 1.º filho, durante a gravidez fiz a lista de tudo aquilo que iria necessitar nos primeiros meses de vida da criança e quando algumas amigas e familiares começaram a dizer para não comprar certas coisas que elas tinham e estava novo eu incluí mais três colunas na minha lista: emprestado/dado, por quem ou a comprar. Assim, não só foi mais fácil responder à pergunta "o que é que precisam" como também se poupou muito.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma refeição simples... até para mim!

Como já tive oportunidade de dizer a minha especialidade não é a cozinha, e os miúdos adoram as minhas salsichas com batatas fritas!

Mas coitadas das crianças, não podem comer só isso!

Há uma receita muito, muito simples, que eu gosto de fazer e que agrada miúdos e graúdos: Lombinhos de porco enrolados em massa quebrada.

É tão simples quanto isto:
- Compra-se uma embalagem de massa quebrada e dois lombinhos de porco

- Corta-se a massa quebrada ao meio (ou uma inteira, dependendo do tamanho do lombinho)

- Tempera-se o lombo com sal e alho em pó (e pimenta se não houver miúdos pequenos)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Desporto low cost

Sabendo os encargos financeiros que já temos mensalmente, o ginásio é aquele que mais depressa salta fora quando precisamos de fazer alguns cortes.

E depois? Deixamos de praticar atividade física?

Com muita sinceridade, quantos de vós dizem que pagam o ginásio e depois só põe lá os pés esporadicamente? Alguns.

Sem rodeios ficam aqui algumas alternativas à mensalidade do ginásio:


SAIR PARA A RUA

É só vestir uma roupa confortável, calçar os ténis e sair porta fora.

Depois é começar a andar ou a correr de acordo com a vontade e condição física de cada um.

Se junto a vossa casa não
houver boas condições para o fazer só têm que se dirigir a um dos muitos locais próprios para o efeito.

Estou a lembrar-me do recinto do Estádio Universitário de Lisboa, do Estádio 1 de Maio, do Parque das Nações ou da Marginal de Oeiras.

Podem também andar de bicicleta ou em patins em linha.

No verão podem sempre andar ou correr à beira mar ou até dar umas braçadas no mar.

O único problema que encontro nesta prática é quando temos filhos e não os podemos deixar com ninguém e ainda não aguentam a nossa pedalada para nos acompanhar. 

Este infelizmente é o meu caso, pelo que só corro esporadicamente.


EQUIPAMENTO DE CARDIOFITNESS EM CASA


É assim que eu pratico algum exercício físico.

Tenho em casa uma bicicleta estática e uma bicicleta elitica.

Esta ultima é a minha preferida e está à frente da televisão do quarto, pelo que posso sempre escolher a hora dos meus programas favoritos para praticar desporto.

Tem a vantagem que posso fazê-lo quando chego a casa, enquanto os miúdos brincam e o chef prepara o jantar, ou quando as crianças já estão deitadas.

Tenho ainda um colchão para fazer alguns abdominais, que se enrola e guarda facilmente.

Há mais equipamento que se pode ter em casa, como é o caso duma passadeira (que ocupa demasiado espaço, e as boas são caras) ou até da famosa consola Wii (ocupa pouco espaço, apesar de ter o seu custo).


GINÁSIOS LOW COST

Foram criados a pensar nestas situações. Paga-se o que se utiliza, ou à semana. Para quem não consegue dispensar o ginásio é uma boa opção. É uma solução que começa a surgir no mercado, mas que não impede que se façam bem as contas para ver se realmente esta despesa cabe no nosso orçamento!

Simplesmente... mexa-se!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

As bibliotecas da nossa cidade

Lisboa tem uma boa rede de bibliotecas municipais, mas esta qualidade não é exclusiva da capital, pois conheço outras cidades que também as têm.

Estou a lembrar-me da biblioteca de Beja, que quando abriu foi um sucesso entre os jovens devido à sua mediateca e por disponibilizar um bom e agradável espaço de encontro para os jovens.

Também já ouvi diversos pais de outras cidades a comentar que os seus filhos pequenos pedem para ir para a biblioteca, da mesma forma como pedem para ir ao parque infantil.

Eu tenho uma biblioteca municipal pertinho de casa e perto da escola dos miúdos. Era comum, quando o meu filho mais velho andava no Jardim de Infância (público), fazerem visitas à biblioteca, pelo menos umas 3 vezes por ano solicitavam o acompanhamento da Escola Segura (PSP) e rumavam à biblioteca.

Agora que está no 1º ano e que seria essencial promover a leitura entre estes miúdos já não têm tempo! Parece que há um programa a cumprir, e que este não envolve a passagem pela biblioteca.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sabores de verão

Com a chegada do calor o nosso apetite muda e a vontade de comer refeições frescas e ligeiras aumenta.

Ficam aqui algumas sugestões de petiscos de verão que, preparados pelo meu private chef, me fazem perder a cabeça:


- ESPETADINHAS DE QUEIJO MOZZARELLA E TOMATE CHERRY

É fácil de preparar e, caso não queiram ter o trabalho de fazer as espetadinhas, podem preparar outras delícias de queijo e tomate. O tomate pode ser cherry ou normal. O queijo pode ser mozzarella, feta ou simplesmente um queijinho fresco.

Normalmente são temperados com azeite, vinagre balsâmico e flor de sal. Pode também levar um pouco de oregãos, se gostarem.


Vejam lá se não é de abrir o apetite:

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festas de aniversário

Hoje em dia proliferam as empresas e organizações que organizam festas de aniversário, com ou sem lanche, com ou sem bolo, com ou sem possibilidade de convidar outros adultos, com pagamento à cabeça ou com valor único pela festa mas com limite de crianças convidadas.

Para as festas de anos dos meus filhos eu quero:
- convidar quem eu quero
- convidados dos 0 aos 99 anos
- não estar limitada a horários fixos
- não gastar uma fortuna

Para que isso possa acontecer há 3 hipóteses:
- fazer a festa em casa
- fazer a festa em casa de familiares
- lugares públicos para realizar um piquenique

Já organizei os 3 tipos de festa para os meus filhos e já fiz uma festa numa quinta em que pagando um preço fixo podia convidar até 30 crianças.

A verdade é que gostei, foi prático e sem qualquer trabalho, o que permitiu organizar a festa do 5.º aniversário do meu filho mais velho, quando a mana tinha apenas 20 dias. Cumpriu todos os requisitos mas teve o seu preço.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Brincar vs Estudar - 4 alternativas ao estudo nas férias


Acabaram as aulas e em conversa com uma amiga, na sequência deste post, falou-se sobre se os miúdos devem estudar nas férias, para não esquecerem tudo o que aprenderam durante o ano letivo.

A preocupação da minha amiga é que sem uma pequena revisão quase diária, tipo uma cópia e tabuada por dia, os miúdos possam regredir e perder o ritmo no início do próximo ano letivo.

Os miúdos, tal como nós, chegam a esta altura do ano cansados e merecem umas boas e longas férias.

Aos adultos também é aconselhado não trabalhar nem pensar no trabalho durante as férias. Porque é que com eles deve ser diferente?

Muitos deles, sem alternativas familiares, vão passar estes meses (até final de Agosto) em ATLs ou colónias de férias, onde ninguém (espero) os vai pôr a estudar. Serão feitas atividades lúdicas, visitas de estudo, idas à praia, etc.

E o que fazer, naquele tempo que estão conosco para que meses de trabalho não caiam no esquecimento?
 
A minha sugestão, para os pais que sentem necessidade de ocupar estes tempos de autêntico ócio,  passa por pôr em prática as seguintes ideias:

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vamos de Férias... Take 1


Amanhã começa o meu primeiro período de férias. É só uma semana, mas vai saber tão bem!


E os preparativos, e as malas, e o que levar? Levamos a casa toda ou levamos o mínimo?


Como em tudo dependerá sempre das circunstâncias, ou seja, vamos de carro ou de transportes, o carro tem uma mala grande ou pequena? Vamos 3 dias ou um mês? Casa de família e/ou local já conhecido ou um sítio que não conhecemos e que não sabemos com o que contar? Com ou sem crianças?


Para mim as férias de praia, com os miúdos (21 meses e 6 anos e meio), são para descansar, não stressar e não trabalhar.

Como costumo ir de carro (que entretanto já tem uma boa bagageira) e como conheço o local e respetivos equipamentos, uma vez que passo lá férias há já 5 anos, então sei precisamente o que faz falta e o que é desnecessário.


Podia levar pouca roupa, porque vou para a praia, mas já me aconteceu apanhar dias frescos e não ter o que vestir.
Podia não levar brinquedos nem DVDs, mas depois durante aqueles minutinhos entre o banho e o jantar, ou na hora do calor, teria que me transformar em bonequinhos animados para entreter a criançada.


Posso então dizer que o critério para fazer as malas e preparar umas férias bem passadas é o fator stress, ou seja, descobrir se levar mais ou menos é sinal de mais ou menos stress.

Vejamos 2 exemplos, extremos, e que tipificam as férias que tenho (ou costumava ter, quando havia subsídios):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...