segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dietas? Fechar a boquinha é a solução!

Nunca fui muito gorda, mas também há 18 anos que não sou tão magra como fui com os meus 18 anos. E estava tão bem!

Depois das duas gravidezes, para além do peso a mais, tem ficado uma barriga para além da conta, e mais uns dois quilinhos. Mesmo quando perco peso, a barriguinha insiste em ficar.

Nestes últimos 2 anos e meio, para além de não ter perdido a barriga pós-parto, ela acha que veio para ficar e está numa de aumentar, talvez pelos vinhos e petiscos que abundam na minha casa e vida social aos fins-de-semana.
 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

E quando eles não ficam quietos?

Não sabem a inveja que me causam aquelas famílias em que os miúdos, onde os colocam é onde ficam, tipo bonecos.

Eu sei que não é saudável e sei que a alegria e a energia dos meus filhos é sinal de saúde e bem estar, e se eles pararem eu fico preocupadíssima pois acho que estão a chocar alguma.

Eu nunca tive filhos sossegados, e o primeiro era porque era rapaz e todos me diziam as raparigas são mais sossegadinhas! Ahahaha! Só se forem as outras, esta parece que nasceu com molas nos pés, como dizem na escola dela.

A primeira vez que isto me preocupou foi quando o mais velho tinha cerca de 2 anos e me perguntaram: Ele é sempre assim? Como é que aguentas?

E a resposta, que não deixa de ser verdade, mas sinto que preciso de tranquilizar as pessoas para que estas não se preocupem comigo, é: Não, eles em casa são mais sossegados, distraem-se a brincar e às vezes nem dou por eles! E esta é a verdade! Mas não deixa de ser incomodativo querer levar os miúdos a qualquer lado e eles não pararem quietos.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

E quando eles não querem arrumar?

Penso que este é um problema de muitos pais... a hora da arrumação! E atenção não venho aqui dar soluções, venho pedi-las e ouvir todas as vossas sugestões e opiniões!

Eu pareço um disco riscado, arrumem o vosso quarto, arrumem os brinquedos que estão na sala, arruma a mochila da escola, arruma a mochila da piscina, não deixes isso aí espalhado, blablabla!

E minha filha consegue ignorar-me com a maior descontração: agora não posso, estou muito cansada, espera, tem calma, já vou mãe! E nada!

Eu também sei que há dois fatores importantes para conseguir uma casa arrumada:, e explico logo se seguida:
- a educação;
- os maus genes dos miúdos

Problemas: Educação e maus genes
Se uma criança se habituar desde que nasceu a viver numa casa impecavelmente arrumada, não se vai sentir bem quando uma coisa estiver desarrumada, penso eu! Mas aqui tenho dois problemas: Eu não sou impecavelmente arrumada, gosto de viver na minha casa, de levar a chávena para a sala, adormecer no sofá e ir-me deitar com a chávena na sala e a manta desarrumada no sofá e os sapatos no meio da sala! É mau? É! Sabe bem? Na altura não vejo melhor solução senão arrastar-me para a cama e deixar tudo como está!

No outro dia ouvi do meu filho a seguinte "boca", depois de lhe ter pedido ajuda para arrumar o portátil na respetiva mala, pois estava com pressa: "mãe, esta mala do portátil é como tu: desarrumada!" Eu enfiei a viola no saco (e ele o portátil na mala)!

Posto isto a educação é capaz de resultar, mas temos que educar primeiro a mãe a ser impecavelmente arrumada!

Por outro lado há crianças que não são desarrumadas e outras que parecem furacões! Eu tenho um mix! A mais nova não gosta de ver as coisas fora do sitio, as portas e gavetas têm que estar fechadas, a mochilinha da escola no sitio dela. Mas depois tem momentos de loucura em que espalha as peças de um puzzle no chão e se recusa a apanhar, em que espalha, para provocar, as caixas dos 36 DVD's do Noddy no chão e responde que não consegue arrumar, e por aí fora.

O mais velho não é das crianças mais desarrumadas, a não ser que a brincadeira assim o obrigue. Mas não gosta de arrumar. Para ele, as coisas devem ficar como estão pois o dia seguinte é dia de continuar a brincadeira, por isso nada mais natural que deixar os brinquedos espalhados no chão do quarto.

Também não é prioritário para ele arrumar a mochila da piscina, quando regressa, e quando deixo as coisas ficam molhadas dentro da piscina até à próxima aula de natação!

Potenciais Soluções
É aqui que preciso da vossa ajuda, mas antes deixem-me dizer o que já tentei:
- cada coisa tem o seu lugar: Definir um lugar certo para cada coisa é essencial, por isso recentemente defini o lugar para tudo: Caixas à entrada para as mochilas, cabides para os casacos, brinquedos nos lugares deles. E ainda arranjei dois banquinhos com rodinhas, com arrumação, para a sala. É lá que ficam todos os brinquedos abandonados na sala. Mas o que é certo para nós, não é para eles. E para eles o lugar certo é em cima do sofá, no chão, roupa usada dentro do roupeiro ao monte, e por aí fora. Help!

- lista de ToDo's: Há uns tempos criei uma lista de tarefas para o mais velho, que incluía items de coisas que tinham de ficar arrumadas. A ideia era ele ganhar rotinas, e depois eliminávamos a lista. Mas como não defini qualquer tipo de penalização, pois não era essa a ideia, a certa altura o moçoilo percebeu que se não fizesse não tinha nada a perder.

- responsabilização: Eu acredito na responsabilização das crianças, ou seja, eu informo-o que há algo que tem de fazer, e se não fizer haverá consequências, por exemplo se não tira a roupa molhada do saco da piscina no dia seguinte a roupa cheira mal! Mas o problema é que não há muitas consequências na desarrumação para além das coisas ficarem desarrumadas, por isso não consigo que eles percebam sozinhos que o têm de fazer.

- destralhar: E é aqui que está, para mim, a grande solução, e acreditem que faço um grande esforço para que isto aconteça, como já descrevi aqui no blog, mas com as coisas dos miúdos, por incrível que pareça tenho grande dificuldade. Já dei muitos jogos para a pediatria do Hospital de Santa Maria, livros à biblioteca, não compro brinquedos, mas sou incapaz de deitar fora dois tipos de coisas: brinquedos com os quais eles brincam, mesmo que ache que são uma porcaria e brinquedos que comprei por achar que são o máximo para qualquer criança, como os Legos e os Playmobil. O máximo que consigo fazer é espalhá-los pelas casas das avós. Assim, podem brincar lá! Mas os brinquedos nascem que nem cogumelos!


E assim aqui fica a questão essencial...

E quando eles não querem arrumar?

O que sugerem? Por favor, não se inibam e contem-me tudo, preciso da vossa douta e sábia opinião, mas também preciso que me contem o que não resultou convosco e os vossos miúdos!



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ele, Ela e Eles - os Manos

Simplesmente...lindos
Simplesmente...cúmplices
Simplesmente...felizes

Acho que há uma diferença entre falar em irmãos ou falar em manos! Só o facto de se tratarem por manos implica a existência de um carinho e uma afeição muito grande entre eles. Por isso aqui falo dos meus filhos enquanto filhos, mas também enquanto manos.

Ele
Totalmente independente! Veste-se, prepara o seu pequeno almoço, se for preciso! Domina as tecnologias. Entende perfeitamente as regras dos jogos de cartas e de tabuleiro. Brinca horas a fio com os bonecos, bonecas, animais e personagens que cria nas suas histórias.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Caminhada em família

Uma das minhas dificuldades na gestão do tempo é arranjar tempo para praticar desporto/atividade física após o regresso do trabalho e da escola dos miúdos.

aqui tinha deixado algumas sugestões, mas nem sempre as consigo pôr em prática!

Hoje achámos que o mais velho já teria pedalada para nós e com a pequena no carrinho, metemo-nos a caminho e fizemos a nossa caminhada (+ de 5 Km), pelas redondezas. Fomos a um bom ritmo, ele aguentou-se muito bem até ao fim, ela foi sempre com um sorriso nos lábios.

Quase 1 hora de exercício, com boa disposição e muita qualidade de vida. Haja bom tempo e boa energia!

Simplesmente... saudável!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...