segunda-feira, 29 de abril de 2013

E quando eles não querem arrumar?

Penso que este é um problema de muitos pais... a hora da arrumação! E atenção não venho aqui dar soluções, venho pedi-las e ouvir todas as vossas sugestões e opiniões!

Eu pareço um disco riscado, arrumem o vosso quarto, arrumem os brinquedos que estão na sala, arruma a mochila da escola, arruma a mochila da piscina, não deixes isso aí espalhado, blablabla!

E minha filha consegue ignorar-me com a maior descontração: agora não posso, estou muito cansada, espera, tem calma, já vou mãe! E nada!

Eu também sei que há dois fatores importantes para conseguir uma casa arrumada:, e explico logo se seguida:
- a educação;
- os maus genes dos miúdos

Problemas: Educação e maus genes
Se uma criança se habituar desde que nasceu a viver numa casa impecavelmente arrumada, não se vai sentir bem quando uma coisa estiver desarrumada, penso eu! Mas aqui tenho dois problemas: Eu não sou impecavelmente arrumada, gosto de viver na minha casa, de levar a chávena para a sala, adormecer no sofá e ir-me deitar com a chávena na sala e a manta desarrumada no sofá e os sapatos no meio da sala! É mau? É! Sabe bem? Na altura não vejo melhor solução senão arrastar-me para a cama e deixar tudo como está!

No outro dia ouvi do meu filho a seguinte "boca", depois de lhe ter pedido ajuda para arrumar o portátil na respetiva mala, pois estava com pressa: "mãe, esta mala do portátil é como tu: desarrumada!" Eu enfiei a viola no saco (e ele o portátil na mala)!

Posto isto a educação é capaz de resultar, mas temos que educar primeiro a mãe a ser impecavelmente arrumada!

Por outro lado há crianças que não são desarrumadas e outras que parecem furacões! Eu tenho um mix! A mais nova não gosta de ver as coisas fora do sitio, as portas e gavetas têm que estar fechadas, a mochilinha da escola no sitio dela. Mas depois tem momentos de loucura em que espalha as peças de um puzzle no chão e se recusa a apanhar, em que espalha, para provocar, as caixas dos 36 DVD's do Noddy no chão e responde que não consegue arrumar, e por aí fora.

O mais velho não é das crianças mais desarrumadas, a não ser que a brincadeira assim o obrigue. Mas não gosta de arrumar. Para ele, as coisas devem ficar como estão pois o dia seguinte é dia de continuar a brincadeira, por isso nada mais natural que deixar os brinquedos espalhados no chão do quarto.

Também não é prioritário para ele arrumar a mochila da piscina, quando regressa, e quando deixo as coisas ficam molhadas dentro da piscina até à próxima aula de natação!

Potenciais Soluções
É aqui que preciso da vossa ajuda, mas antes deixem-me dizer o que já tentei:
- cada coisa tem o seu lugar: Definir um lugar certo para cada coisa é essencial, por isso recentemente defini o lugar para tudo: Caixas à entrada para as mochilas, cabides para os casacos, brinquedos nos lugares deles. E ainda arranjei dois banquinhos com rodinhas, com arrumação, para a sala. É lá que ficam todos os brinquedos abandonados na sala. Mas o que é certo para nós, não é para eles. E para eles o lugar certo é em cima do sofá, no chão, roupa usada dentro do roupeiro ao monte, e por aí fora. Help!

- lista de ToDo's: Há uns tempos criei uma lista de tarefas para o mais velho, que incluía items de coisas que tinham de ficar arrumadas. A ideia era ele ganhar rotinas, e depois eliminávamos a lista. Mas como não defini qualquer tipo de penalização, pois não era essa a ideia, a certa altura o moçoilo percebeu que se não fizesse não tinha nada a perder.

- responsabilização: Eu acredito na responsabilização das crianças, ou seja, eu informo-o que há algo que tem de fazer, e se não fizer haverá consequências, por exemplo se não tira a roupa molhada do saco da piscina no dia seguinte a roupa cheira mal! Mas o problema é que não há muitas consequências na desarrumação para além das coisas ficarem desarrumadas, por isso não consigo que eles percebam sozinhos que o têm de fazer.

- destralhar: E é aqui que está, para mim, a grande solução, e acreditem que faço um grande esforço para que isto aconteça, como já descrevi aqui no blog, mas com as coisas dos miúdos, por incrível que pareça tenho grande dificuldade. Já dei muitos jogos para a pediatria do Hospital de Santa Maria, livros à biblioteca, não compro brinquedos, mas sou incapaz de deitar fora dois tipos de coisas: brinquedos com os quais eles brincam, mesmo que ache que são uma porcaria e brinquedos que comprei por achar que são o máximo para qualquer criança, como os Legos e os Playmobil. O máximo que consigo fazer é espalhá-los pelas casas das avós. Assim, podem brincar lá! Mas os brinquedos nascem que nem cogumelos!


E assim aqui fica a questão essencial...

E quando eles não querem arrumar?

O que sugerem? Por favor, não se inibam e contem-me tudo, preciso da vossa douta e sábia opinião, mas também preciso que me contem o que não resultou convosco e os vossos miúdos!



2 comentários:

  1. eu acho que os genes influenciam muito e a educação e o exemplo que lhes damos também. cá em casa o mais velho é muito mais compreensivo e obediente, quando chamado à atenção arruma sem refilar. costumo dizer-lhes que devem deixar tudo como encontram porque cada um deve ser capaz de cuidadr do que é seu. o mais novo exige mais paciência, refila que se farta e, ao contrário do outro, parece que não regista as recomendações que lhe damos (faz-se esquecido!). um dia destes passo-me e também me esqueço de lhe fazer o jantar... já está avisado :)
    de resto, tenho feito por ser mais arrumada porque acredito que somos um grande exemplo.

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  2. Ameaças com um "vai tudo para o lixo!" "Amanhã quando acoradarem tudo isto desapareceu" "Vou dar isto tudo ao vizinho"

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