segunda-feira, 25 de junho de 2012

As bibliotecas da nossa cidade

Lisboa tem uma boa rede de bibliotecas municipais, mas esta qualidade não é exclusiva da capital, pois conheço outras cidades que também as têm.

Estou a lembrar-me da biblioteca de Beja, que quando abriu foi um sucesso entre os jovens devido à sua mediateca e por disponibilizar um bom e agradável espaço de encontro para os jovens.

Também já ouvi diversos pais de outras cidades a comentar que os seus filhos pequenos pedem para ir para a biblioteca, da mesma forma como pedem para ir ao parque infantil.

Eu tenho uma biblioteca municipal pertinho de casa e perto da escola dos miúdos. Era comum, quando o meu filho mais velho andava no Jardim de Infância (público), fazerem visitas à biblioteca, pelo menos umas 3 vezes por ano solicitavam o acompanhamento da Escola Segura (PSP) e rumavam à biblioteca.

Agora que está no 1º ano e que seria essencial promover a leitura entre estes miúdos já não têm tempo! Parece que há um programa a cumprir, e que este não envolve a passagem pela biblioteca.

Então comecei a pegar nos meus dois filhos e pelo menos de 15 em 15 dias vamos à biblioteca. Eles brincam, lêem, saltam, escolhem os livros e requisitamos sempre os livros que eles escolhem.

Podemos trazer até 3 livros por pessoa, pelo que é só fazer as contas, entre nós os 3 podemos trazer 9 livros, mas nunca trazemos tantos.

O compromisso é:


- ler os livros até à data da sua devolução,
- ele deve ler à mana os livros que escolheu para ela e
- eu leio com ele os livros que ele escolheu para ele.


Posso dizer que resulta tão bem que já aconteceram 2 coisas que me deixaram de boca aberta:

- Ele chegou junto da bibliotecária e pediu o livro que queria, sabendo à partida o nome do livro de cor;

- Já levou dois livros para a escola para ler aos colegas e à professora, e sempre que gosta muito de um livro sente a necessidade de partilhá-lo com os colegas.

Há ainda algo que ainda não experimentei, mas está nos meus planos: as bibliotecas também aceitam doações de livros, pelo que se não souberem o que fazer a alguns livros que têm em casa, mesmo os técnicos, e caso não ponderem desfazer-se deles por acharem que podem vir a precisar deles, podem doá-los à biblioteca. Se precisarem podem sempre requisitá-los!

Perguntei se aceitavam doações na biblioteca da minha área de residência e disseram que sim, as regras apenas mudam consoante as quantidades. Parece que se forem muitos podemos ter que preencher um formulário, ou pedir uma autorização especial, mas se forem poucos é só levar! Depois conto-vos como correu esse processo.

Por isso, deixo aqui o meu conselho: Usem e abusem das bibliotecas públicas, e lembrem-se que estas não são só para crianças, também funcionam bem com os adultos. Sei que dá para encomendar livros que apesar de não estarem fisicamente na biblioteca da nossa zona, existem na rede de bibliotecas da cidade.


Simplesmente... Leiam!



3 comentários:

  1. Em Santarém também li muitos livros na biblioteca municipal. Entre eles a colecção quase completa dos livros "Uma Aventura" e também "Os Cinco"

    ResponderEliminar
  2. De certeza que esta geração vai ter muito prazer ao partilhar os livros da sua juventude com os filhos, e mesmo que já não os tenham em casa, acredito que qualquer biblioteca terá os livros "Uma Aventura" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada ou "Os Cinco" de Enid Blyton. Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Em Torres Novas tínhamos a Biblioteca Itinerante, uma emoção nas terriolas mais pequenas.
    Mais tarde recorríamos à biblioteca para pesquisar material para os trabalhos de grupo (muito antes da era google e wikipedia...)
    Hoje fazemos visitas frequentes à biblioteca da nossa área de residência. Em paralelo decorrem outras actividades, como exposições, vendas de artesanato, hora do conto, workshops, etc.
    Quanto à escola, sempre achei que investiam pouco em livros, e consegui mudar isso um pouco, fazendo algumas doações de livros e levando outros pais a fazer o mesmo.
    Em casa o Pedro tem a sua mini-biblioteca. o que torna a hora de deitar mais demorada, pois escolhe o livro X para lermos antes de dormir e só descansa quando o encontra.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...