quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festas de aniversário

Hoje em dia proliferam as empresas e organizações que organizam festas de aniversário, com ou sem lanche, com ou sem bolo, com ou sem possibilidade de convidar outros adultos, com pagamento à cabeça ou com valor único pela festa mas com limite de crianças convidadas.

Para as festas de anos dos meus filhos eu quero:
- convidar quem eu quero
- convidados dos 0 aos 99 anos
- não estar limitada a horários fixos
- não gastar uma fortuna

Para que isso possa acontecer há 3 hipóteses:
- fazer a festa em casa
- fazer a festa em casa de familiares
- lugares públicos para realizar um piquenique

Já organizei os 3 tipos de festa para os meus filhos e já fiz uma festa numa quinta em que pagando um preço fixo podia convidar até 30 crianças.

A verdade é que gostei, foi prático e sem qualquer trabalho, o que permitiu organizar a festa do 5.º aniversário do meu filho mais velho, quando a mana tinha apenas 20 dias. Cumpriu todos os requisitos mas teve o seu preço.

FESTA EM CASA

As festas em casa são o ideal se queremos convidar um grupo pequeno de crianças ou se for uma festa dedicada aos familiares e amigos mais próximos. A maioria das casas nas grandes cidades são apartamentos que não reúnem as condições para juntar mais de 10 crianças (com boa vontade). Mas tenho realizado as festas em casa quando se trata dos primeiros aniversários das crianças ou quando faço mais do que uma festa: uma para os coleguinhas e outra para os familiares.

FESTA EM CASA DE FAMILIARES

Tenho feito algumas festas em casa dos avós que, sendo uma casa de campo com espaço para as crianças brincarem na rua e com barbecue, tem resultado muito bem. Deu para encher uma casa com convidados de todas as idades. Esta festa tem os seus custos, pois os adultos chegam com muito apetite, mais do que as crianças e numa festa com muitos convidados acabam por criar a expetativa que terão um banquete à sua espera.

FESTA EM LUGARES PÚBLICOS

Esta é a minha opção favorita para festas de aniversário de crianças entre os 3 e os 10 anos. São as festas - piqueniques em lugares com parque infantil (como este) ou parques de jogos, dependendo da idade. Poderão pensar que dá muito trabalho ou que é muito dispendioso. Considerando que o local não é pago, e se simplificarmos tudo o resto, fica a festa de anos mais económica, mais divertida e simples de organizar. Como fazê-lo? Ficam aqui algumas sugestões:

DICAS PARA SIMPLIFICAR UMA FESTA DE ANOS

1 - Avisar os convidados que o lanche é para as crianças, e assim, podemos limitar o nosso lanche a gelatinas (doses individuais), batatas fritas, uns folhadinhos caseiros, umas sandes de pão de forma, sumos e água e o bolo de anos. O lanche deve ter hora marcada, após a brincadeira, de preferência todos sentados e servido em doses individuais para todas as crianças. Depois em modo de surpresa pode-se ter umas quiches e bebidas para os adultos.

2 - Organizar atividades para entreter os miúdos pedindo a colaboração dos adultos presentes(caça ao tesouro ou jogos tradicionais)

3 - Fazer um bolo caseiro, que hoje em dia já pode parecer um bolo feito por um profissional (pelo menos aos olhos das crianças), com os materiais que vendem para enfeitar os bolos e usando a bonecada lá de casa.


4 - Convidar as crianças com os respetivos pais, para que estes tomem conta das crianças.

Divirtam-se e Feliz Aniversário!!

2 comentários:

  1. Concordo. As festas em espaços públicos têm mais vantagens. No entanto, as festas em casas de familiares permit reunir os mais idosos.

    ResponderEliminar
  2. Também referiram na página do Simplesmente, do Facebook, que há a questão da estação do ano em que ocorre a festa. Os meus são de setembro, mas a festa do mais velho com frequência vai parar a outubro.

    Hoje em dia nenhum mês é de confiança, pelo que temos que ter sempre o plano B preparado. O plano B pode consistir em ir para casa ou conhecer por perto algum espaço coberto para seguir com a festa. Já estive num piquenique, a chover e a comermos debaixo dos chapéus de chuva. Quando parou os miúdos continuaram a festa.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...