quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Destralhar - O Balanço


Em junho a Rita - The Busy Woman and the Stripy Cat -  lançou no seu blog um desafio: Destralhar a casa em 7 dias. Eu segui as dicas, aproveitei o mote e comprometi-me logo a avançar após as minhas férias.

Em agosto, conforme prometido destralhei, e decidi que quando tivesse oportunidade faria o balanço. O tempo tem sido conturbado, entre trabalho, férias, festas de aniversário e regresso às aulas, pelo que só agora o consigo fazer.

No post anterior descrevi genericamente o processo utilizado, e agora venho apenas contar como correu. Contar e não mostrar, pois acabei por desistir de fotografar o antes e depois por me estar a atrasar.


Dia 1 - sala/escritório

A minha sala é multifunções, ou seja, é sala de estar, jantar e escritório. Por isso é importante que o espaço esteja bem organizado e com o mínimo de tralha possível.


Secretária do filho - Antes
de destralhar e arrumar

Nesta divisão desfiz-me de um candeeiro que não funcionava, ainda mandei para arranjar, quando o fomos buscar partiu-se, ups!



Secretária do filho - Depois

Mandei mais cds de pc fora, mandei 30 dvds infantis e meia dúzia de jogos para a casa da avó para as férias e consegui libertar espaço das caixas de arrumação, que agora estão no hall. Tirei prateleiras do móvel do IKEA que me permitiu guardar dossiers. Ficou a faltar destralhar a zona do economato, o que já me dá muita  matéria-prima para continuar a destralhar.



Acabei por retirar também o parque, porque descobri que a pequenita já saltava para fora dele, o que o tornou um objeto perigoso e inútil no meio da sala.

Dia 2 - WCs e hall

Não incluí o correder pois em Maio eu consegui, com trabalho de muitos fins-de-semana, mandar para a garagem a estante onde parava toda a tralha desta casa. Havia sempre espaço para mais qualquer coisa. VHS para o lixo, disquetes, cassetes, cds e dvds. Digitalizamos muito papel e deitamos fora outro tanto. O corredor ficou completamente vazio e agora transforma-se naquilo que quisermos, quando queremos, desde campo de futebol, a casa de bonecas, ou zona de trabalhos manuais.

Para o hall planeei tirar a mesa e colocar uma prateleira e as cestas de arrumação. O objetivo é ter um local onde possamos deixar os sacos e mochilas à entrada de casa.

Os Wc's demoraram dois dias, por falta de disponibilidade da minha parte. Mandei para a garagem os stocks de champôs, gel de banho, e outros produtos a mais, mandei fora produtos e cremes fora de validade ou não usados. Mandei para a zona dos medicamentos (na cozinha) frascos de alcoól, betadine e afins. Deitei fora os brinquedos de banheira que já não estavam em bom estado de uso e arranjei lugar para os sapatos de toda a gente em locais apropriados. Ou seja, ganhei terreno aos sapatos do meu marido e agora já posso usar o poliban.


Dia 3 - quarto

O quarto foi a divisão em que deixei mais coisas por destralhar. Assim, vou continuar a ter com o que me ocupar!
Para compensar consegui que mais uma vez o meu marido se livrasse de muita roupa. A maior conquista no quarto foi o deitar fora de sacos e saquinhos, bolsas e bolsinhas (ofertas das farmácias e cosméticas) e que estavam a ocupar um bom espaço. Ficou a faltar a minha mesinha de cabeceira e a minha roupa, apesar de fazer uma revisão cada vez que muda a estação.

Dia 4 e 5 - cozinha
Reservei 2 dias para a cozinha e agora está com um aspeto tão clean que parece outra. Tirei os milhentos imans e recados desatualizados do frigorífico. Só deixei o básico, e utensílios utilizados nas prateleiras. Em termos de despensa fiz uma revisão por datas de validade, e organizei os produtos por tipo de produto. Pode dizer-se que tenho prateleiras vazias. Ainda arranjei espaço na zona das máquinas e aspirador. para os sapatos do meu marido. Nesta divisão apenas ficou a faltar a revisão ao armário dos detergentes, que vai sendo feita nos dias de limpeza, já que a mulher a dias está de férias.

Dia 6 - quarto dos miúdos

Ai que dor de cabeça! Até pão havia em algumas caixas. Este é um quarto orgânico, com vida própria! O que agora está arrumado, agora já não está. O quarto é de dois e assim será por muitos anos, pois não tenho mais divisões (nem varandas para mandar um deles ir dormir para varanda quando se portar mal). Entre caixas de bonecas, gormitis, legos, playmobil, carros, cozinha, é quase uma casa dentro de outra!

Só sei que dentro do planeamento inicial não consegui passar à roupa,apesar de entretanto já ter feito a revisão à roupa de cada um deles. 

Tudo o que era bonecada do McDonalds, repetida e esquecida foi fora. Tudo o que estava partido ou incompleto foi fora. Alguns livros foram doados à biblioteca da zona. Tudo o que é fora da idade, vai para dar. E mais uma vez consegui libertar uma gaveta e principalmente organizar os brinquedos. Vamos lá ver por quanto tempo.

Dia 7 e 8 - garagem

A garagem foi o culminar deste processo. Ao longo dos dias anteriores fui selecionando coisas para dar e coisas para guardar na garagem.
Quando cheguei à garagem tive que decidir como dar, ou seja:
- se eu conhecia alguém então separava para levar para essa pessoa.
- se não conhecia ninguém doei através do dou.pt, conforme já descrevi aqui, o que me tomou mais tempo devido à necessidade de voltar a tirar os produtos dos sacos, fotografar e voltar a organizar em sacos.

Na garagem consigo eliminar sempre tanta coisa, a verdadeira tralha, que normalmente paro quando já tenho os caixotes de reciclado do prédio cheios. Tinha reliquias de adolescente dentro de caixas, dossiers com apontamentos e fotocópias do secundário, licenciatura e pós-graduação, que foram para o lixo. Aqui está o verdadeiro destralhar, que precisa da mente aberta que decida de forma impiedosa com base em critérios objetivos. Claro que a foto ou a digitalização são um grande apoio na substituição do arquivo em papel.

E agora é descansar e pensar para quando o próximo ataque. Mas agora já são áreas limitadas, que se vai fazendo, passo a passo: roupeiros, mesinha de cabeceira, móvel dos detergentes, móvel do economato. Hot zones que têm de ser encaradas de frente.

E como está a casa no final de Setembro?

Isto foi na primeira quinzena de Agosto, sem as crianças em casa. Com o seu regresso voltou muita tralha! As crianças têm um iman de tralha e não se deslocam sem ela. A cozinha já perdeu parte do seu aspeto clean, pois os recados das escolas e os convites para festas voltaram a ocupar o meu frigorífico. E os brinquedos (não digam a ninguém) saíram de alguma versão do Toy Story e passeiam pela casa, porque nunca foi nenhum dos meus filhos que desarrumou!

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