sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Atividade deliciosa

Como mãe que se preocupa com a felicidade dos filhos, estou sempre à procura do equilíbrio entre o direito que eles têm a brincar, a estar com os pais e as suas responsabilidades escolares.

A professora do meu filho pediu aos pais para que, quando ela não mandasse TPCs, os pais fizessem um ditado aos miúdos ou que estes fizessem uma composição ou lessem um livro.

A primeira vez pedi para ele ler um livro que tinha trazido da biblioteca e que ele me disse já ter lido muitas vezes. E quando acabou de ler ditei-lho. O resultado foram 14 erros e acabar de os corrigir já na manhã do dia seguinte.

Na 2.ª tentativa pedi-lhe para ele fazer uma composição sobre a biblioteca, mas que respondesse a certas questões. Correu mais ou menos.

Então, após 2 tentativas mais ou menos dolorosas de fazer o rapaz cumprir as suas responsabilidades, à 3.ª vez foi um sucesso.

Estando ele habituado a fazer bolo de iogurte pedi-lhe que me escrevesse a receita, ensinei-lhe as regras para se escrever uma receita, e ficou a perceber que "1 colher de café de fermento" não significa que se põe café e fermento no bolo.

Quando a preguicite começou a espreitar prometi-lhe que se escrevesse tudo direitinho, no final podia ir fazer o bolo sozinho.

E assim foi! O rapaz passou a tarde a escrever, aprender e a cozinhar e no fim ainda lanchamos!

O próximo desafio será ao contrário: primeiro vai aprender com o pai a fazer um prato novo e no fim terá que escrever a receita.

Depois conto-vos como foi.


PS: Queria ter tirado fotos do bolo, mas distraí-me a comê-lo! E estava bom!

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...