segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Desafios da Adega


Vista sobre o Douro
Foto: Daniel Matos

Não há nada como um bom copo de vinho! O vinho certo a acompanhar a comida certa! Mas eu de vinhos pouco mais sei do que dizer se gosto ou não gosto. Contudo no último ano e meio tenho vindo a acompanhar um projeto que cultiva a paixão pelo vinho e pela vinha. Só posso dizer que o projeto é fantástico e que a experiência tem sido no mínimo gratificante. Trata-se dos Desafios da Adega.

Os Desafios

 Os Desafios da Adega surgiram espontâneamente na cabeça de 3 portugueses, o Daniel, o Diogo e o Jorge. E tal só poderia ter acontecido durante uma conversa à volta da mesa, entre comes e bebes.

Conforme se pode ler no blog dos Desafios, a ideia surgiu num convívio em que várias pessoas que partilhavam o gosto por vinhos, mas também a vontade de conhecer mais sobre os vinhos que se produzem em Portugal, resolveram juntar-se e organizar visitas a adegas e produtores de vinhos, para se conhecer mais sobre este maravilhoso mundo.

Mas poderíamos pensar: o que é que este grupo tem para oferecer que os produtores já não ofereçam com os seus projetos de enoturismo? É exatamente aí que está a diferença. Os desafios não pretendem ser só visitas de enoturismo, mas sim dar a conhecer ao público em geral tudo o que se passa à volta do vinho. A ideia é partilhar a experiência de uma prova com pessoas que realmente apreciam ou querem aprender mais sobre este néctar.

O Conceito

O blog, assim como a página no facebook, são públicos, o que significa que qualquer pessoa que goste de vinho se pode inscrever nos eventos que vão sendo organizados.

Prova de mostos em Cortes de Cima
Foto: airdiogo, no Flickr
As visitas, e outros eventos que ocorrem à volta das visitas, como passeios, almoços, alojamentos, são pagos pelos participantes diretamente aos produtores.

O objetivo é passar momentos agradáveis com pessoas que se juntam por um interesse comum, mesmo que não se conheçam de lado nenhum. E tem sido maravilhoso ver este grupo crescer, ver as pessoas prontas para o próximo desafio e começar a ver os produtores interessados em ter lá este grupo tão sui generis.

Os Produtores

Mas o segredo deste sucesso também assenta muito nos produtores. Basta dizer que as visitas que menos agradaram a este grupo foram as mais "comerciais", ou seja, aquelas em que o grupo teve o mesmo tratamento que qualquer outro grupo excursionista teria.

Stephane Pôpa
Foto: airdiogo, no Flickr

Cláudia Quevedo
Foto: airdiogo

Por outro lado, ninguém esquece a hospitalidade do Stephane Pôpa e a sua vista maravilhosa sobre o Douro, ou a familiariedade com que fomos recebidos na Torre do Frade, nem muito menos a visita tão bem preparada por Cortes de Cima, sendo que tivemos direito a prova de mostos e a demonstração de pisa a pé. Também ninguém ficou indiferente aos Portos do Quevedo a saírem diretamente da barrica para os copos, nem se esquecem da forma apaixonada como a Teresa Barbosa falava dos seus vinhos Ninfa.


Verdade seja dita que toda esta paixão e dedicação, juntamente com a qualidade dos vinhos, fazem com que ninguém saia sem levar umas garrafitas, ou até algumas caixas, que o diga a Teresa Barbosa que ia ficando sem stock.

Teresa Barbosa (Vinhos Ninfa)
Foto: airdiogo, no Flickr



Estas visitas são especiais, e de pequenas visitas de um dia, passaram a ser fins-de-semana enófilos. Foi o Douro e espera-se que outras regiões recebam a visita dos Desafios da Adega.

Por isso já sabem, estejam atentos e participem no próximo Desafio.

2 comentários:

  1. Os Desafios da Adega têm sido uma experiência muito interessante, não de organizar, mas também de participar nas visitas.

    O grupo está a ficar cada vez mais diversificado, o que o torna interessante, e os produtores cada vez mais percebem o potencial destas iniciativas e proporcionam momentos inesquecíveis a todos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...