quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dou.pt

Dou.pt foi um projeto que descobri ainda antes dos seu lançamento e logo pensei: vou dar!

Aguardei o seu lançamento e na altura não soube o que dar.

Durante o mês de Agosto, com a limpeza e arrumação feita lá em casa (e sim, sei que ainda não descrevi como correu esse processo!) enchi sacos e sacos de coisas. Roupa, utilidades de cozinha,  peças decorativas, equipamente eletrónico, funcional ou avariado. Pelo tipo de produtos achei que ninguém meu conhecido quereria aquilo,  e que também não se justificava a venda. Então lembrei-me do dou.pt.


Foi fácil de utilizar, aliás, muito fácil mesmo!

Como é que eu dei?
  • Passo 1 - Tirei fotos aos produtos a dar (também é possível fazer a doação sem a fotografia). Gravei todas numa pasta no meu computador.
  • Passo 2 - Entrei no site dou.pt, registei-me através do facebook.
  • Passo 3 - Cliquei em Dar, descrevo o produto, faço o upload da foto e dou. Nota: Não consegui fazer este passo através do telemóvel (sistema Android), pois na descrição do produto não consegui escolher a categoria do produto.
  • Passo 4 - Aguardo os pedidos, escolho o pedido, combino com os interessados o local e hora de entrega (de preferência não em minha casa, para preservar alguma privacidade, e por questões de segurança). Também não preciso de dar contatos meus, pois todas as mensagens são trocadas através do site, não sendo visualizadas pelo público, apenas pelo destinatário.
  • Passo 5 - Após a seleção da pessoa a quem quis doar o bem e confirmar a doação, o item passa das doações em curso para por avaliar.
  • Passo 6 - Apareci no local nas horas combinadas. E dei!
  • Passo 7 - Por fim faço a Avaliação da doação, ou seja, dizer se o bem foi entregue, se o bem foi entregue e se recomendo essa pessoa para outras pessoas doarem bens.

Como selecionei a pessoa a quem dar?

Esta foi a parte mais difícil e que demorou mais tempo. Sempre pensei que haveria poucos pedidos. Coloquei 25 produtos (ou grupo de produtos) e contabilizei no total mais de 50 pedidos em 24 horas.

Tive pedidos para envio por correio, a pagar no destinatário, o que evitei ao máximo. Tive pedidos com descrições dramáticas das histórias de vida das pessoas, de forma a justificar a necessidade do produto, e acabei por descartar a minha intenção inicial de dar o produto ao primeiro a pedir ou a associações sem fins lucrativos.

Por questões logísticas e práticas, adotei o seguinte método:

  • Agregar na mesma pessoa o máximo n.º de produtos.
  • Escolher pessoas que se possam deslocar ao local por mim escolhido.
  • Preferencialmente marcar mais do que uma pessoa à mesma hora, para minimizar o nosso n.º de deslocações.
Consegui assim distribuir cerca de 20 produtos por 4 pessoas.

Tive que rejeitar primeiros pedidos devido à distância geográfica, ou por me pedirem um contato telefónico, ou porque a pessoa apenas queria um produto, enquanto que outra que já levava mais items e me pedia esse mesmo produto.

Acabei por dar coisas que não foram pedidas a outras pessoas, porque uma das pessoas não apareceu, enquanto que outra queria ficar tudo. O dou.pt limita o n.º de pedidos que se podem fazer por dia, o que significa que houve pessoas que num produto me disseram que estavam interessados noutros produtos, o que fez que com que eu cancelasse a doação, apesar de ter dado o produto a alguém. 

O balanço foi muito positivo. Não doeu nada! Sim, porque deitar certas coisas para o lixo pensando que ainda podem valer a alguém doi um pouco. Desfiz-me da maioria das coisas em 3 dias. Só uma pessoa é que não apareceu, mas as coisas foram dadas.

Simplesmente...dei!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...