Dou.pt foi um projeto que descobri ainda antes dos seu lançamento e logo pensei: vou dar!
Aguardei o seu lançamento e na altura não soube o que dar.
Durante o mês de Agosto, com a limpeza e arrumação feita lá em casa (e sim, sei que ainda não descrevi como correu esse processo!) enchi sacos e sacos de coisas. Roupa, utilidades de cozinha, peças decorativas, equipamente eletrónico, funcional ou avariado. Pelo tipo de produtos achei que ninguém meu conhecido quereria aquilo, e que também não se justificava a venda. Então lembrei-me do dou.pt.
Foi fácil de utilizar, aliás, muito fácil mesmo!
Como é que eu dei?
Como selecionei a pessoa a quem dar?
Esta foi a parte mais difícil e que demorou mais tempo. Sempre pensei que haveria poucos pedidos. Coloquei 25 produtos (ou grupo de produtos) e contabilizei no total mais de 50 pedidos em 24 horas.
Tive pedidos para envio por correio, a pagar no destinatário, o que evitei ao máximo. Tive pedidos com descrições dramáticas das histórias de vida das pessoas, de forma a justificar a necessidade do produto, e acabei por descartar a minha intenção inicial de dar o produto ao primeiro a pedir ou a associações sem fins lucrativos.
Por questões logísticas e práticas, adotei o seguinte método:
Tive que rejeitar primeiros pedidos devido à distância geográfica, ou por me pedirem um contato telefónico, ou porque a pessoa apenas queria um produto, enquanto que outra que já levava mais items e me pedia esse mesmo produto.
Acabei por dar coisas que não foram pedidas a outras pessoas, porque uma das pessoas não apareceu, enquanto que outra queria ficar tudo. O dou.pt limita o n.º de pedidos que se podem fazer por dia, o que significa que houve pessoas que num produto me disseram que estavam interessados noutros produtos, o que fez que com que eu cancelasse a doação, apesar de ter dado o produto a alguém.
O balanço foi muito positivo. Não doeu nada! Sim, porque deitar certas coisas para o lixo pensando que ainda podem valer a alguém doi um pouco. Desfiz-me da maioria das coisas em 3 dias. Só uma pessoa é que não apareceu, mas as coisas foram dadas.
Simplesmente...dei!
Aguardei o seu lançamento e na altura não soube o que dar.
Durante o mês de Agosto, com a limpeza e arrumação feita lá em casa (e sim, sei que ainda não descrevi como correu esse processo!) enchi sacos e sacos de coisas. Roupa, utilidades de cozinha, peças decorativas, equipamente eletrónico, funcional ou avariado. Pelo tipo de produtos achei que ninguém meu conhecido quereria aquilo, e que também não se justificava a venda. Então lembrei-me do dou.pt.
Foi fácil de utilizar, aliás, muito fácil mesmo!
Como é que eu dei?
- Passo 1 - Tirei fotos aos produtos a dar (também é possível fazer a doação sem a fotografia). Gravei todas numa pasta no meu computador.
- Passo 2 - Entrei no site dou.pt, registei-me através do facebook.
- Passo 3 - Cliquei em Dar, descrevo o produto, faço o upload da foto e dou. Nota: Não consegui fazer este passo através do telemóvel (sistema Android), pois na descrição do produto não consegui escolher a categoria do produto.
- Passo 4 - Aguardo os pedidos, escolho o pedido, combino com os interessados o local e hora de entrega (de preferência não em minha casa, para preservar alguma privacidade, e por questões de segurança). Também não preciso de dar contatos meus, pois todas as mensagens são trocadas através do site, não sendo visualizadas pelo público, apenas pelo destinatário.
- Passo 5 - Após a seleção da pessoa a quem quis doar o bem e confirmar a doação, o item passa das doações em curso para por avaliar.
- Passo 6 - Apareci no local nas horas combinadas. E dei!
- Passo 7 - Por fim faço a Avaliação da doação, ou seja, dizer se o bem foi entregue, se o bem foi entregue e se recomendo essa pessoa para outras pessoas doarem bens.
Como selecionei a pessoa a quem dar?
Esta foi a parte mais difícil e que demorou mais tempo. Sempre pensei que haveria poucos pedidos. Coloquei 25 produtos (ou grupo de produtos) e contabilizei no total mais de 50 pedidos em 24 horas.
Tive pedidos para envio por correio, a pagar no destinatário, o que evitei ao máximo. Tive pedidos com descrições dramáticas das histórias de vida das pessoas, de forma a justificar a necessidade do produto, e acabei por descartar a minha intenção inicial de dar o produto ao primeiro a pedir ou a associações sem fins lucrativos.
Por questões logísticas e práticas, adotei o seguinte método:
- Agregar na mesma pessoa o máximo n.º de produtos.
- Escolher pessoas que se possam deslocar ao local por mim escolhido.
- Preferencialmente marcar mais do que uma pessoa à mesma hora, para minimizar o nosso n.º de deslocações.
Tive que rejeitar primeiros pedidos devido à distância geográfica, ou por me pedirem um contato telefónico, ou porque a pessoa apenas queria um produto, enquanto que outra que já levava mais items e me pedia esse mesmo produto.
Acabei por dar coisas que não foram pedidas a outras pessoas, porque uma das pessoas não apareceu, enquanto que outra queria ficar tudo. O dou.pt limita o n.º de pedidos que se podem fazer por dia, o que significa que houve pessoas que num produto me disseram que estavam interessados noutros produtos, o que fez que com que eu cancelasse a doação, apesar de ter dado o produto a alguém.
O balanço foi muito positivo. Não doeu nada! Sim, porque deitar certas coisas para o lixo pensando que ainda podem valer a alguém doi um pouco. Desfiz-me da maioria das coisas em 3 dias. Só uma pessoa é que não apareceu, mas as coisas foram dadas.
Simplesmente...dei!
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