terça-feira, 18 de setembro de 2012

Hiperatividade forçada nos adultos

A ROTINA ALUCINANTE DAS NOSSAS VIDAS

A nossa vida corre sem darmos por isso. Entramos numa rotina que já não questionamos e andamos cansados,  stressados e por vezes no nosso limite físico e psicológico. 

Com o início do ano letivo as tarefas aumentam, a rotina torna-se mais intensa e o cansaço pode arrasar com a nossa saúde.
Vejamos como é a rotina da maioria dos casais com filhos. Com algumas "nuances", pois cada caso é um caso, e sabendo que há quem tenha muita ajuda e quem não tenha nenhuma:
  • Acordar cedo
Preparar crianças: vesti-las e dar-lhes ou preparar o pequeno-almoço
  • Tomar o pequeno-almoço
  • Preparar-nos para sair (banho, vestir, maquilhar, pentear, arranjar-mo-nos, preparar a marmita)
  • Trabalhar (e aqui já não falo dos ritmos mais ou menos alucinantes que podemos ter no nosso ambiente de trabalho)
  • Almoçar, ir às compras,  manicure, e outras atividades que temos que fazer à hora de almoço, por falta de tempo para fazer depois do trabalho
  • Trabalhar
  • Sair do trabalho e ir buscar crianças
  • Começa quase um novo dia: atividades extra-curriculares, TPCs,  banhos, fazer desporto, fazer o jantar,  brincar com os miúdos,  deitá-los
  • E se já estamos prontos para ir para a cama, não nos podemos esquecer que queremos deixar a casa impecável, limpar a cozinha, dedicar um tempo a nós próprios a fazer o que mais gostarmos como "blogar",  ler ou ver TV, por vezes ainda ficou trabalho por fazer que precisamos de acabar e não esquecer de arranjar tempo para dormir.
  • Pois é, ficamos cansados só com a descrição,  mas mais tarefa, menos tarefa, é esta a vida de cada um de nós. Algumas pessoas ainda com a agravante do tempo que demoram em transportes públicos ou filas de trânsito.  E o pior é que o dia tem 24 horas,  nao há muito onde cortar a nao ser nas horas de sono!


    HIPERATIVIDADE

    Há pessoas que se sentem realizadas desta forma, e como tiveram que se formatar para entrar neste ritmo de vida, sentem-se um pouco perdidas quando têm de abrandar. É o que chamo de pessoas hiperativas. Não que sejam hiperativas por questões patológicas, mas porque a vida as força a ser.

    Quando estas pessoas se vêm de férias ou com as crianças de férias e longe de casa ficam ansiosas pois não sabem o que fazer no seu tempo livre. Não conseguem por e simplesmente relaxar e não fazer nada. Sentem-se incompletas e inúteis e começam automaticamente a fazer planos para encher os dias.

    Eu não sou assim. Felizmente!

    Eu sou uma pessoa que por natureza gosta de fazer as coisas calmamente, sem pressas e de forma relaxada. O meu lema é: sem stresses.

    Quando tento cumprir aquilo que acho que devo fazer ao longo do dia tenho que me obrigar a acelerar para conseguir fazer tudo. Mas aí sou eu que começo a ficar stressada e ansiosa. Apesar de me sentir realizada no momento de deitar, vou estar cansada e ansiosa por pensar que no dia seguinte tenho mais um dia alucinante à minha espera.

    E tenho alternativa? Devo fazer alguma coisa para alterar esta realidade?
    Essa escolha cabe a cada um, e cada um sabe como se sente com o seu ritmo diário. Para mim é essencial encontrar um equilibrio e não me obrigar a entrar num ritmo alucinante.

    Deixo então para o próximo post as dicas sobre as alternativas existentes para reduzir o ritmo do nosso dia a dia.

    Por agora vamos simplesmente abrandar!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...